Os 3 Maiores Erros Por Evitar ao Recrutar

Desde o meu primeiro artigo neste site eu tenho regularmente ensinado aos candidatos, formas de melhorar a sua marca pessoal. É fundamental que você conheça os seus pontos fortes e como expor o seu background para um potencial empregador. Sem esta clareza, você pode ser esquecido no processo de selecção .

Ao mesmo tempo, vejo empresas que não são claras sobre o que elas querem. Não são raras as vezes que as empresas perdem o candidato perfeito simplesmente porque não há clareza sobre o que procuram.

Eu quero com este artigo sugerir uma reflexão por parte dos recrutadores e gestores de RH das empresas, sobre as metodologias usadas para admitir força de trabalho qualificada, apresentado 3 pontos que são bastante negativos para o processo de recrutamento.

1. Descrições e Requisitos Irrealistas

Ao escrever a descrição do cargo a ser ocupado, você deve pensar nos pontos essenciais do trabalho, aqueles que sem os quais o cargo não faria sentido. Esses aspectos devem ser colocados em primeiro lugar. Ela deve descrever o dia-a-dia  da pessoa no cargo, deve especificar a origem do candidato, e entenda que não há mal nenhum em incluir o salário na descrição.  Quanto mais clara e mais honesta for a sua descrição, maior será a probabilidade de atrair o melhor candidato, seja por conta própria ou através de uma agência de emprego.

2. Longas Entrevistas

O candidato é um elemento valioso para qualquer empresa, por isso quando eu vejo empresas castigando o candidato com entrevistas longas e chatas, num ambiente inapropriado, eu fico bastante consternado. Imagine alguém que fica horas e horas no processo de entrevista e depois não é admitido. Uma entrevista que leva mais de duas horas de tempo é bastante problemática e deve ser evitada.

Nalgum momento você vai procurar por candidatos raros, que mesmo admitidos poderão optar por não aceitar o cargo pelo simples facto de ter notado a sua inflexibilidade.

3. Não ariscar

Muitas empresas simplesmente se recusam a puxar o gatilho e fazer contratações, culpando a “escassez de bons talentos” e “abundância de candidatos fracos” pela sua incapacidade de preencher uma posição pendente. Alguns preferem continuar com a carga pessoal existente do que contratar alguém que possui 90% do eles procuram. Melhor do que ninguém você deve saber que essa mentalidade não lhe deixará dar nenhum passo. Manter a sua equipa actual e evitar fazer novas contratações pode ser uma boa ideia para manter o seu negócio, mas certamente não vai ajudá-lo a crescer.

Conclusão

Quando decidir recrutar seria sensato se considerasse tornar a sua abordagem e expectativas mais realistas. Uma lista longa de requisitos não vai fazer um milagre, e prolongar o processo de entrevistas por 6 meses não vai fazê-lo descobrir um super-herói. No entanto, as descrições claras e concisas, um processo de entrevista eficiente e expectativas realistas do mercado de trabalho irão ajuda-lo a encontrar a pessoa que você precisa.