Como combater o desemprego: 8 coisas para fazer enquanto você estiver desempregado

Estar desempregado é emocionalmente e financeiramente desafiador. Se você se encontra em tal situação, não fique a olhar para parede. Oportunidades não aparecem para os conformados. Faça o favor de contra-atacar! Estas oito dicas vão ajudá-lo a sair de sua rotina e vencer o estigma do desemprego.

1. Voluntariado

Concentrar-se em algo ou alguém diferente de si mesmo é uma boa maneira de afastar temporariamente as preocupações. Ofereça-se para alimentar os moradores da rua, participar de um grupo cultural… encontre significado em servir os outros. Todos nós temos que lutar em alguma área da vida. O facto de estar actualmente desempregado, não significa que você não tem valor. Não se esqueça que voluntariado é uma forma poderosa de networking.

2. Engajamento

Leia, estude, fique a par das tendências actuais. Acompanhe revistas, artigos de jornais, blogs, etc. Continue buscando conhecimento, continue crescendo, quando sua hora de brilhar chegar, você estará munido de habilidades novas.

3. Aproveite

Tempo livre não dura para sempre. Leve as crianças ao parque, vá visitar amigos e familiares, assista aos seus programas favoritos, faça um curso de culinária. Divirta-se! Faça as coisas que gosta sem culpa. Claro, você deve continuar a fazer tudo o que puder para conseguir um emprego, mas não se castigue. Explore seus talentos, talvez deles, você irá descobrir uma nova forma de ganhar dinheiro.

4. Mente Positiva

Algo tão simples como: “Se eu procurar, vou encontrar” pode mantê-lo motivado. Memorize uma citação ou frase favorita e recite sempre que a fraqueza chegar. Você pode ter filhos, um pai doente, muitas dívidas e contas por pagar, mas você não está sozinho. Estas palavras podem ou não podem consolá-lo, mas milhões de pessoas estão à procura de um emprego. Não é culpa sua. Repetir palavras de incentivo ao longo do dia pode ajudar a energizar seus esforços.

5. Explorar diferentes indústrias.

Talvez você tenha sido despedido de um bom cargo. Faça uma pesquisa para descobrir como as habilidades que você possui podem ajudá-lo na transição para uma nova indústria. Depois de decidir o que quer fazer, busque conhecimento de como fazer isso acontecer. Quais as certificações que você tem? Precisa de algum treinamento especial? Avalie suas habilidades para determinar a melhor forma de se introduzir no mercado. Bónus.

6. Definir a sua estratégia de retorno ao trabalho

Evidencie os seus pontos fortes e ofusque suas fraquezas. Conheça o seu valor e esteja preparado para convencer aos empregadores, que você é a pessoa indicada para o trabalho. Manter a auto-estima pode ser um desafio, especialmente num mundo onde as pessoas são definidas pelo que fazem para ganhar a vida. Não se engane, a sua vida, seu bem estar e felicidade são muito mais importantes do que sua carreira.

7. Enviar Candidaturas

Nem sempre aparecerá o emprego dos seus sonhos, e seria ingenuidade esperar para que ele apareça. Trabalhos part-time podem ser uma boa forma de começar. Nesse meio tempo, estude a possibilidade de ter dois empregos a tempo parcial, especialmente se isso for necessário lhe proporcionar renda suficiente para lidar com as suas responsabilidades. Continue a candidatar-se a posições em tempo integral, mas não se limite a eles.

8. Networking

Conecte-se a outros profissionais. Use as redes sociais para estabelecer conexões. Sites como o LinkedIn, Twitter, Facebook e Google+ podem colocá-lo em contacto com pessoas que podem guia-lo a sua próxima oportunidade de carreira. Não deixe o orgulho ficar no seu caminho para o sucesso. Participe de eventos onde possa interagir com outros profissionais. Resista à tentação de comparar-se a pessoas que já tem um emprego, sua vez vai chegar.