O Programa Mulheres, Voz e Liderança (ALIADAS) pretende recrutar um (1) Consultor para o Desenho de uma Estratégia de Comunicação.
O Programa Mulheres, Voz e Liderança é uma iniciativa do Departamento de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá, orientada para apoiar a capacidade de as organizações e movimentos locais e regionais de mulheres promoverem a protecção dos seus direitos, com vista ao alcance da igualdade de género.
O programa foi desenvolvido em parceira com o Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), uma ONG moçambicana e será implementado na região centro (Manica, Sofala, Tete, Zambézia) e nas províncias de Nampula e Maputo.
Por via do programa, serão canalizados para cerca de 20 organizações e movimentos locais e regionais que promovem os direitos das mulheres, recursos materiais e financeiros necessários para apoiar a concretização dos seus esforços para eliminação da discriminação e violações de direitos na política e legislação (incluindo a implementação), na prestação de serviços, bem como nas práticas sociais.
A abordagem do programa é enformada pela intenção de promover a transformação social, através da dinamização de um movimento feminista vibrante, criando a interconexão entre os diferentes tipos de organizações da sociedade civil que promovem os direitos das mulheres- as formalmente estabelecidas, grupos emergentes/informais de base, redes e movimentos de níveis subnacional, regional e internacional. Especial atenção será dedicada a organizações de mulheres com menos possibilidades de aceder a financiamento.
Nesse sentido, durante cinco anos (2019-2024), o CESC e os parceiros de implementação empregarão abordagens feministas e metodologias para melhorar suas habilidades gerenciais e sustentabilidade, seu desempenho em programação e defesa de grupos de mulheres emergentes/informais, bem como a eficácia das redes e alianças de mulheres. Um aspecto chave do projecto será fomentar espaços colectivos para debates, discussões estratégicas, acção e aprendizagem, e documentar as lições aprendidas e as melhores práticas sobre a construção de organizações e movimentos feministas em Moçambique.
Especificamente, o programa pretende contribuir para o alcance de três resultados, designadamente: i) melhor gestão e sustentabilidade das organizações locais de direitos das mulheres; ii) melhor desempenho das organizações de direitos das mulheres para promover a igualdade de género e capacitar mulheres e raparigas; iii) aumentar a eficácia das plataformas, redes e alianças nacionais e subnacionais de direitos das mulheres para influenciar mudanças políticas, legal e social no país.
Geral:
Específicos:
Nota: A Estratégia de Comunicação é percebida como parte do Monitoria, Avaliação e Aprendizagem.
A elaboração da proposta metodológica é deixada na responsabilidade dos consultores e faz parte de aplicação para este trabalho. Entretanto, espera-se as propostas clarifiquem no mínimo, mas não se limitando a, seguintes questões: comentários e sugestões aos Termos de Referência, fundamentos teóricos da abordagem seleccionada, etapas e métodos que serão usados, como engajará a equipa de gestão do programa e outras partes interessadas relevantes? Como irá gerir a consultoria? Quem fará parte da equipa de consultores (caso seja uma equipa) e papeis e responsabilidades dos seus membros?
A metodologia devera prever o envolvimento do CESC em momentos cruciais.
O Consultor deve possuir os seguintes requisitos:
Os produtos desta consultoria deverão ser apresentados até 3 dias depois da data de adjudicação.
Submissão de Propostas:
As propostas narrativas e financeira deverão ser submetidas e suportados pelos seguintes documentos:
Email: info@aliadas.org e info@cescmoz.org
Validade: 30/07/2019
Local: Manica, Sofala, Tete, Zambézia, Nampula e Maputo