A Viamo pretende recrutar para o seu quadro de pessoal Consultores Para Mapeamento Geo-Espacial.
Resumo do Projecto
A USAID Transform Nutrition (TN) capacitará as comunidades e o Governo da República de Moçambique (GRM) para melhorar o estado nutricional de 118.000 mulheres grávidas e lactantes, 260.000 meninas adolescentes e 165.000 crianças menores de dois anos em 12 distritos de Nampula Província, compreendendo 80% da população alvo. Os principais resultados do projecto são:
O projecto Transform Nutrition tem em vista que todas as pessoas em Nampula tenham o poder de garantir a sua própria segurança alimentar e nutricional através de 1) uso de sistemas holísticos que inter-relacionam o consumo adequado de alimentos, a adopção de comportamentos saudáveis de nutrição e higiene e 2) combinação de sistemas educacionais e práticas saudáveis dos indivíduos e comunidade em geral.
Neste contexto, a Viamo está a conduzir um mapeamento digital das comunidades onde o projecto será implementado, compreendendo informações sobre as estruturas locais existentes que tem uma relação directa com a saúde nutricional, as áreas e limites da sua influência e como essas estruturas se relacionam entre si dentro das áreas de intervenção do projecto. A finalidade é que esta informação seja utilizada para mostrar os progressos do projecto na melhoria da situação nutricional e de higiene da população nas comunidades sob intervenção do Transform Nutrition. Será produzido um mapa interactivo mostrando como cada distrito estará progredindo em relação a determinados critérios de graduação estabelecidos pelo projecto.
Metodologia
A execução do mapeamento inicial dos locais-chave, áreas de implementação e respectivos limites administrativos em comunidades prioritárias de 12 distritos alvo do projecto Transform Nutrition será efectuado em 3 meses.
O primeiro mês será reservado para a realização do mapeamento nos 4 distritos onde o projecto será implementado no ano 1, nomeadamente, Mecuburi, Lalaua, Mossuril e Angoche. Nesta considerada piloto, será formada uma equipa de oito inquiridores/mapeadores; o treinamento será em Março/Abril de 2020 para recolher os seguintes dados geo-espaciais:
A recolha de dados noutros 8 distritos (Memba, Nacala-Porto, Mogincual, Meconta, Malema, Murrupula, Mogovolas e Larde) será feita logo de seguida, utilizando a mesma equipa de inquiridores/mapeadores. O software a ser utilizado no mapeamento para a gestão de dados e produção de análises espaciais e mapas será o ArcGIS 12.05. A informação geoespacial será recolhida através do aparelhos GPS. Alternativamente, utilizar-se-á o aplicativo OsmAnd que é compatível com outros aplicativos de recolha e análise de dados geoespaciais disponíveis em Pacotes de Fontes de Dados Abertos, também conhecidos por Open Data Kit (ODK). A plataforma mais usual é o OpenGTS (Open-Source GPS Tracking System) que pode ser baixado dessas fontes de ODK.
A Viamo estabelecerá um m plano de recolha sistemática de dados no terreno para medir o progresso do alcance dos critérios de graduação. Este processo será automatizado, a informação registada será imediatamente processada e introduzida em tabelas e mapas que serão apresentados em “dashboard”. A equipa de MEL do projecto Transform Nutrition terá acesso em tempo real da informação lançada no sistema e poderá visualizar o desempenho alcançado em cada uma das comunidades dosm distritos alvo.
Principais Produtos do Mapeamento
Proposta Técnica
A proposta técnica deve ser escrita em língua portuguesa, com um limite entre 6 páginas e submetida com os seguintes conteúdos:
Proposta Financeira
A proposta financeira deve conter um resumo de orçamento, um orçamento detalhado e uma descrição que fornece as unidades, custos unitários e custos totais.
Critérios de Avaliação
As propostas apresentadas serão avaliadas num total de 100 pontos, de acordo com os seguintes critérios:
Qualidade da Proposta Técnica – 35 pontos
Composição da Equipa e Domínio Técnico e da Matéria – 35 pontos
Custos – 30 pontos
A equipa de consultores tem a responsabilidade primária de conduzir todas as etapas do mapeamento de acordo com os termos acordados no contrato celebrado com a Viamo e Relatório Final do mapeamento, apresentações e produtos direccionados.
A Viamo será responsável pelo pagamento do total de custos apresentado no orçamento depois de aprovados, mediante a solicitação de pagamento de despesas apresentados pelos consultores. A Viamo pagará os honorários da equipa de consultores em duas tranches, pagando os primeiros 50% no início do trabalho e o restante apenas no final após a apresentação e aprovação do Relatório Final de mapeamento e outros produtos de informação. Também será da responsabilidade da Viamo apoiar a equipa de consultores e mapeadores na marcação das entrevistas e contactos a realizar neste trabalho.
Nota: Poderão submeter propostas de candidaturas a estes termos de referência equipas de consultores organizados individual ou colectivamente em instituições/empresas. Em caso de empresas, estas deverão estar registadas em Moçambique.
Email: juliao.condoane@viamo.io
Validade: 05/05/2020
Local: Nampula