A AMODEFA – Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família, uma organização não-governamental de carácter não-lucrativa, pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultoria para Mapeamento de Parceiros em Advocacia para Direitos e Saúde Sexual e Reprodutiva.
A AMODEFA – Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família, uma organização não-governamental de carácter não-lucrativa, fundada em 1989 com estatuto de Entidade de Utilidade Pública desde 2003, focalizada na área de Saúde Sexual Reprodutiva e Direitos (SSRD) em Moçambique que tem vindo a desenvolver acções de advocacia, envolvendo entidades governamentais e a sociedade civil, é por isso, membro da Rede dos Direitos Sexuais e Reprodutivos (RDSR), membro da Plataforma da Sociedade Civil para a Saúde (PLASOC) e tem uma forte parceira com os Ministérios da Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano, Juventude e Desportos e Género, Criança e Acção Social, Parlamento, integrando o Grupo Técnico Multissectorial da Educação Sexual Abrangente – ESA. Tem na sua filosofia de trabalho em ESA e SSRD, os compromissos assumidos pelos governos em África e Moçambique em particular, plasmados no Protocolo de Maputo e no Eastern and Southern Africa (ESA) commitment.- Compromissos da Africa Oriental e Austral (AOA), de levar a educação sexual abrangente a todos os níveis do desenvolvimento social, do comunitário ao provincial, nacional e regional e bem como conceber os SSRD como uma conquista no âmbito dos direitos humanos. Geograficamente, a AMODEFA actua em nove províncias do país – Maputo Província, Maputo Cidade, Gaza, Manica, Tete, Sofala, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado, em quatro prioridades estratégicas: Defesa dos Direitos, Conferir Poderes às Comunidades, Provisão de Serviços e Unir e Agir.
Neste âmbito e no quadro das suas quatro prioridades estratégicas, a AMODEFA está a implementar o Projecto ‘Because We Can Campaign’, financiado pela Amplify Change, que visa contribuir para mudanças positivas nas políticas e leis de SSRD e ESA e defender políticas e leis progressivas contra-ataques nos níveis da UA, SADC e nacional em 8 países da África Austral. Em particular, a campanha assegura uma domesticação e monitorização mais eficazes do Plano de Acção de Maputo e dos compromissos da AOA.
Este trabalho complementa as acções de defesa anteriormente desenvolvidas pela AMODEFA (dentro e fora do país) em colaboração com diferentes parceiros e redes, visando contribuir para o exercício dos Direitos Sexuais e Reprodutivos e políticas favoráveis ao ambiente e será realizado em colaboração com as organizações juvenis e baseadas na fé actuando em DSSR.
O consultor fará o levantamento das partes interessadas (Stakeholder), incluindo o levantamento do poder, que apoiará a AMODEFA no desenvolvimento dos seus Planos Nacionais de Advocacia.
Caberá a/o Consultor/a propor as técnicas de pesquisa que julgar adequadas ao caso vertente. Desenvolver questionários, conduzir entrevistas com stakeholders realizar análise dos dados colectados, redigir o relatório final bem como efectuar a apresentação do resultado a AMODEFA.
Participantes
Organizações da SC, organizações baseadas na Fé, agências das Nações Unidas, sector privado e instituições governamentais.
Âmbito do trabalho
Esta consultoria será conduzida em todas as províncias do país. E deverá:
Um relatório inicial que define a abordagem e os prazos para a realização do âmbito dos trabalhos. O relatório inicial deve incluir o seguinte:
Enquadramento da avaliação
Metodologia de avaliação
Plano de trabalho
Logística
Apêndices
Plano Nacional de Advocacia para o País
O/a consultor/a deve reunir as seguintes habilidades e características:
Cronograma e Orçamento
Email: Consultoria.amodefa@gmail.com
Validade: 12/05/2020
Local: Maputo