A ADPP Moçambique pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor de Análise de Base Epidemiológica para Nampula, Zambézia, Sofala e Tete.
A ADPP Moçambique actua em quatro sectores principais, nomeadamente: Educação, Saúde, Agricultura e Comércio. Com especial enfoque ligado a melhoria da educação primária por meio de formação de Professores, melhorando a segurança alimentar e meios de subsistência em áreas rurais através dos Clubes de Agricultores e melhorando a saúde da comunidade através de Programa de prevenção e tratamento da TB e Malária. Todos os Programas da ADPP baseiam-se no desenvolvimento holístico das comunidades locais, o que é visto como a chave para o alcance de resultados sustentáveis em cada uma das áreas do programa.
A missão geral da ADPP Moçambique é promover o desenvolvimento social e económico equitativo do povo de Moçambique e, em particular, os que estão na posição mais vulnerável – crianças, órfãos e pessoas carenciadas nas zonas rurais, especialmente mulheres e raparigas – para garantir que possam participar em igualdade de condições no desenvolvimento do país e gozar dos seus direitos humanos de forma completa.
A estratégia da ADPP Moçambique baseia-se no humanismo solidário. Trabalhamos com pessoas e comunidades a nível da base, entre as pessoas e com as pessoas. Isso é feito lutando lado a lado com os mais carenciados e por meio de uma abordagem que combina vários temas transversais, incluindo questões de alfabetização, saúde e género.
O Mozambique Local TB Response é um projecto de cinco anos, financiado pela USAID e implementado em 4 províncias de Moçambique (Nampula, Zambézia, Sofala e Tete) por um consórcio de cinco organizações com excelente histórico de trabalho em TB/HIV na comunidade e nas Unidades sanitárias em Moçambique e além, incluindo mais de 10 anos de experiência em TB nas províncias do projecto. Três dos cinco membros do consórcio são organizações locais (ADPP como líder, ComuSanas e Kupulumussana) e os outros dois internacionais (FHI 360 e Dimagi).
O TB Response, até o final do primeiro ano, implementará as actividades do DOTS-C em 50 dos73 distritos nas províncias do projecto (Nampula, Zambézia, Sofala e Tete) nas regiões norte e centro do país. A implementação da fase 1 cobrirá 20 distritos (Memba, Monapo, Eráti, Moma, Angoche, Mogovolas, Alto-Molocué, Morrumbala, Mocuba, Milange, Gurué, Gilé, Cidade da Beira, Dondo, Nhamatanda, Gorongosa, Angónia, Macanga, Moatize e Tsangano) e a fase 2 será expandida para 30 distritos adicionais (já identificados em conjunto com o PNCT e as DPS’s), totalizando 50 distritos até o final do ano 1.
O entendimento da paisagem epidemiológica e da linha de base da TB, incluindo as actividades e o desempenho actual da TB nas províncias e nos distritos alvo, é fundamental para definir uma estratégia do projecto e um plano de trabalho eficazes.
PROPÓSITO DA ANÁLISE DE LINHA DE BASE EPIDEMIOLÓGICA E SITUACIONAL
A avaliação estabelecerá uma linha de base com relação aos actuais pontos fortes e fracos ao longo da cascata de atendimento da TB, que intervenções e parceiros da TB existem nas províncias alvo do projecto. Essa análise será usada pela ADPP, pelo PNCT, pela DPS’s e pela USAID para informar/refinar a estratégia do projecto, intervenções, indicadores e a estrutura de M&A. Em particular, essa análise utilizará uma metodologia FOFA da actual cascata de atendimento de TB, TB/HIV e TB Resistente nas províncias de intervenção e fornecerá recomendações específicas sobre como o projecto pode complementar e fortalecer os esforços contínuos de controlo da TB em parceria com o PNCT, DPS’s e outras partes interessadas. Particular enfoque será nas actividades comunitárias de TB, TB Resistente e sistemas de M&E, pois, essas são as principais áreas de intervenção do Projecto Mozambique Local TB Response da ADPP.
OBJECTIVO DA AVALIAÇÃO DA LINHA DE BASE SITUACIONAL
A Análise de Linha de Base Epidemiológica e Situacional têm os seguintes objectivos principais:
METODOLOGIA
Uma combinação apropriada de métodos qualitativos e quantitativos serão usados para colectar e analisar dados/informações, a fim de reunir diversas perspectivas e obter uma análise de base epidemiológica e situacional forte e bem informada. Isso exigirá o uso de dados existentes, estudos e intervenções anteriores (incluindo o recente Projecto Challenge TB) e exigirá a participação de diferentes grupos de partes interessadas. Também serão necessárias Análises de dados secundários (pesquisas e vigilância, agregados de PNCT, dados de nível de paciente, dados de desempenho de laboratório e entrevistas com informantes-chave do PNCT, partes interessadas a nível provincial, distrito e local).
DURAÇÃO DA CONSULTORIA
A consultoria terá uma duração de 3 meses, período que poderá ser alterado em função das necessidades.
ENTREGAS
Os seguintes produtos serão apresentados:
ORÇAMENTO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Nota: Indique no Assunto a VAGA para a qual se candidata. Esta posição é para Nampula, sem a possibilidade de realocação de outras províncias. Serão apenas contactados os potenciais candidatos para as entrevistas. Os Termos de referência mais detalhados poderão ser fornecidos através de uma manifestação do interessado indicando o endereço electrónico para o qual devem ser enviados
Email: adpp.recrutamento@adpp-mozambique.org
Validade: 15/07/2020
Local: Nampula, Zambézia, Sofala e Tete
Duração: 3 meses