O Istituto Oikos pretende recrutar para o seu quadro de pessoal uma (1) Consultor em Agro-Botânica no âmbito do projecto ‘Contribuir a melhoria do desenvolvimento inclusivo e sustentável das cadeias de valor agrícolas, incluindo o Café típico do Ibo, em Cabo delgado e Hortofruta em Manica’ com financiamento da Agencia Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).
O objetivo específico do projeto é aumentar a geração de rendimentos para os pequenos agricultores de Cabo Delgado, através da melhoria dos desempenhos inclusivos e sustentáveis da cadeia de valor agro nos sectores do café e da horticultura. Os resultados esperados do Projeto são que as boas práticas de produção e transformação do café sejam introduzidas e o reconhecimento internacional do café Racemosa seja aumentado.
Os resultados esperados do Projeto serão conseguidos através de uma abordagem em cadeia de valor que implementará atividades de projeto por um período de três anos. Os pequenos agricultores, com especial atenção para os jovens e as mulheres, serão os principais beneficiários diretos do Projeto.
Considerando que o Racemosa ainda é uma variedade de café bastante desconhecida, atraindo interesse tanto do mercado como do lado académico, a UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) propôs à organização subcontratada (Istitituo Oikos) que começasse a trabalhar neste novo campo de café, analisando os traços funcionais das plantas de café Racemosa – a níveis morfológicos, fisiológicos e fenológicos-; apenas com base nas plantas selecionadas mais realizadas, a UNIDO poderá então realizar análises genómicas.
A organização subcontratada também criará um jardim clonal do café de alta qualidade em Ibo e Quirimba, que receberá progressivamente, com base na seleção agronómica, as plantas mais performativas a serem propagadas.
Sob a supervisão geral do coordenador do projeto da Oikos, o agro-botânico trabalhará em estreita colaboração com conselheiro técnico chefe do projeto UNIDO para a concretização dos outputs/resultados esperados.
Na implementação das atividades previstas, o consultor agro-botânico trabalhará em colaboração com o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique – IIAM, com as instituições locais e a Associação dos Produtores do Café do Ibo.
O consultor será’ responsável de:
O consultor terá também as seguintes tarefas:
Istituto Oikos é uma ONG italiana fundada em 1996 que opera com programas de desenvolvimento na província de Cabo Delgado desde 2012 e especificamente no Distrito de Ibo desde 2014, com foco no desenvolvimento sustentável: conservação de recursos naturais; apoio as atividades sustentáveis geradoras de rendimento; água, higiene e saúde; e campanhas de sensibilização. Desde 2019, a Oikos tem estado envolvida em projetos humanitários de resposta a emergências pós ciclone Kenneth e em resposta à escalada da situação de insegurança. A Oikos tem o propósito exclusivo de promover o benefício social voltado à colectividade e, portanto, tem apenas uma intenção de solidariedade.
Nota: No assunto do e-mail indicar: “Candidatura – Agro Botânico”.
Email: rrhh.oikos.moz@gmail.com e tania.miorin@istituto-oikos.org
Validade: 20/01/2021
Local: Pemba, Ilha do Ibo e Quirimba, Distrito do Ibo – Província Cabo Delgado
Inicio da Consultoria: 25 de janeiro de 2021
Duração do contracto de consultoria: 30-35 dias ao longo de 6 meses