A Street Child pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Especialista emSaúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS).
Contexto
A Street Child acredita que todas as crianças merecem a oportunidade de ir àescola e aprender. Os nossos projetos centram–se numa combinação de educação, proteção às crianças e apoio ao meio de vida para abordar as questões sociais, económicas e estruturais que sustentam a crise educativa de hoje. Associamo–nos a organizações e comunidades locais para entregar os nossos programas de raiz local, utilizando evidências para impulsionar a aprendizagem, e o aperfeiçoamento e ampliação de programas para criar o máximo impacto para a maioria das crianças ao menor custo. Orgulhamo–nos em estar dispostos a ir aos lugares mais difíceis do mundo, onde outros não vão, incluindo áreas remotas e de difícil acesso, e estados frágeis e afetados por desastres na África Subsariana e no Sul da Ásia. Desde 2008, ajudamos mais de 250.000 crianças a iremà escola e aprenderem, e apoiámos mais de 25.000 famílias a criarem empresas para que possam suportar os custos de educação dos seus filhos. A Street Child está registada em Moçambique desde janeiro de 2021, e esta posição funcionará no âmbito do projetoUNICEF “Direito a Cuidados”, uma intervenção integrada de proteção à criança que proporciona gestão de casos,apoio às crianças de base comunitária, atividadesSMAPSe apoio a meios de subsistência.
Responsabilidades
Conceber e desenvolvera estratégiaSMAPSda SC em Moçambique;
Definir a modalidade da intervenção doSMAPSdo SC e a integração da saúde mental na proteção das crianças e na educação infantil, de acordo com as orientações e ferramentas relevantes (OMS, IASC e Street Child, Grupo de Trabalho TécnicoSMAPSde Moçambique, etc.);
Apoiara equipa na análise dos dados de avaliação doSMAPSrecolhidos nas comunidades–alvo e nas intervenções baseadas na comunidade;
Fornecer orientação e supervisão sobre os parâmetros do SMAPSà equipa do projeto e a outros membros da equipa;
Realizar visitas de campo para monitorizar e apoiar as atividades e intervenções do SMAPSe apoiar a qualidade técnica da programação, fornecendo feedback e orientação;
Desenvolver, entregar e facilitar formações e workshops para pessoal de saúde e comunidade;
Acompanhe os orçamentos, planos de aquisição e planos de trabalho com o apoio do gestor de proteção e representante do país para garantir que o pessoal, instalações e fornecimentos adequados estejam disponíveis para satisfazer os resultados do programa Gestão e coordenação;
Gerir e coordenar uma variedade de atividades de SMAPSestruturadas e não estruturadas (formação de competências recreativas, psicossociais e informais) para os beneficiários, atendendo às diversas necessidades psicossociais e interesses de diferentes grupos beneficiários (adultos, adolescentes, crianças);
Participar ativamente em mecanismos de coordenação, incluindo o Grupo de Trabalho Técnico SMAPS;
Liderar o desenvolvimento de medidas de controlo de qualidade para serviços de saúde mental e atividades psicossociais baseadas na comunidade;
Apoiar o desenvolvimento de vias de encaminhamento para reforçar as ligações aos serviços disponíveis para o SMAPS;
Apoio com a formação de equipas, revisão de desempenho e desenvolvimento profissional de pessoal;
Monitorize o progresso dos beneficiários durante as atividades de apoio psicossocial e identifique pessoas com mudanças invulgares de comportamento ou outros sinais de angústia psicossocial a nível da comunidade e do projeto;
Executar todas as tarefas que respeitem os princípios–chave da proteção, incluindo, mas não se limitando a não causar danos, não discriminação, confidencialidade e responsabilização;
Assegurar um ambiente seguro, amigável e não discriminatório durante todas as atividades;
Quaisquer outras tarefas relevantes dadas pelo chefe hierárquico.
Requisitos
Qualificações
Licenciatura Universitária de preferência em Psicologia/ Aconselhamento/ Trabalho Social Clínico;
4–5 anos de experiência no domínio humanitário e no sector SMAPS;
Capacidade de gestão de pessoal;
Capacidade de coordenar atividades e trabalhar com parceiros;
Capazes de realizar sessões de aconselhamento individual e de terapia de grupo;
Responsável, fiável, pontual e com capacidade de realização em prazos apertados;
Conhecimento de arquivamento e arquivamento;
Fortes habilidades de comunicação;
Capacidade de trabalhar sob pressão;
Capacidade de gerir várias tarefas ao mesmo tempo;
Ter capacidades de resolução de problemas;
Boas competências de acompanhamento e organização;
Planeamento e entrega de resultados;
Capacitação e construção de confiança;
Comunicar com impacto e respeito;
Manuseamento de ambientes inseguros;
Fluência em Português;
Posição aberta aos candidatos nacionais;
Fluência em Inglês;
Fluência nas línguas locais.
Exigências
Carta de Candidatura;
Curriculum Vitae.
Nota: Posição aberta aos candidatos nacionais. Encorajamos a submissão antecipada.