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A ADCR – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais pretende admitir para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor de Gestão Financeira, Recursos Humanos e Material (M/F), baseado no Distrito de Limpopo em Gaza.
Em parceria com a Madre Coraje e com financiamentos do Gobierno de Navara e o Ayuntamiento Zizur Mayor, a ADCR está a implementar no Distrito de Limpopo um Programa denominado “Generar iniciativas de desarrollo económico local y mejora educativa con enfoque de género en 06 comunidades” beneficiando directamente a famílias das 06 associações agro-pecuárias, com uma duração de 03 anos de execução.
No âmbito da implementação deste Programa, foi criado um Centro Comunitário de Desenvolvimento que congrega diversas actividades nomeadamente, loja de venda de insumos agrícolas, moageira de processamento de cereais, uma alfaiataria para curso de costura e produção de roupas para comercialização, uma sala para formação de jovens em Tecnologias de Informação e Comunicação, um aviário de produção e venda de ovos, e uma sala de aconselhamento sobre violência baseada no género).
O Centro Comunitário de Desenvolvimento, foi concebido com uma abordagem de gestão participativa através de 04 associações agrícolas (Associação Cumbula, Associação Ntuanano, Associação Lirandzo La Varime e Associação Swissiwana) das comunidades Chicumbane, Mongoe, Chiconela e Maengane no distrito de Limpopo.
Para tal, durante a implementação do Programa, foram realizados debates ao nível das 04 associações para a definição de um modelo/acordo para participação de todas as associações na gestão do Centro Comunitário. Tal acordo culminou com a constituição de um Comité de Gestão composto por 16 membros (04 pessoas em cada associação); ademais, no Comité tem um Conselho de Direcção, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia Geral, e cada membro tem as suas funções.
Havendo necessidade de garantir uma sustentabilidade do funcionamento do Centro Comunitário de Desenvolvimento, a ADCR pretende contratar serviços de consultoria para capacitar o Comité de Gestão nas áreas de gestão financeira, recurso humano e material, incluindo a promoção dos serviços oferecidos para maior visibilidade e também conceber um modelo de Gestão do Centro Comunitário que aborde todos os aspectos participativos.
Resultados Esperados
Grupo alvo
Nota: A ADCR propõe que o proponente antes da preparação dos documentos do concurso visite o Centro Comunitário para um diagnóstico apurado da real situação do centro, o que orientará para melhores resultados.
A ADCR – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais é uma organização não-Governamental Moçambicana, sem fins de lucrativos, que trabalha em prol do desenvolvimento comunitário sustentável através de provisão de serviços sociais básicos (saúde, educação, aumento do acesso à água potável e saneamento básico do meio); empoderamento das pessoas vítimas da crise humanitária e desigualidades do genero com maior enfoque para a mulher, assitência às crianças órfãs e vulneráveis; promoção dos direitos da criança; aumento da produção e produtividade; promoção do associativismo/cooperativismo; redução dos riscos e desastres provocadas pelas mudancas climáticas, bem como a geração de renda através da criação de oportunidades de emprego.
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