A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADCR) pretende recrutar um (1) Consultor – Engenharia Ambiental/ Ecologistas/ Biólogos para o estudo do impacto ambiental dos tanques piscícolas.
Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADCR), é uma organização Moçambicana baseada na cidade de Xai-Xai operando ao longo de toda a província de Gaza. O seu trabalho está centrado no desenvolvimento das comunidades desde todas as suas vertentes, tendo como principal grupo alvo camponeses e camponesas, mas realizando acções com todos os actores comunitários. Trabalha nos sectores agro-pecuário, educação, saúde, água e saneamento, género, piscicultura, mudanças climáticas, entre outros.
Neste momento a ADCR e seus parceiros estão a implementar um projecto no Distrito de Xai- Xai, na Localidade de Chilaulene que visa “fortalecer as capacidades produtivas das aldeias com enfoque no género nas aldeias de Chilaulene Sede, Zimilene e Mahielene” intervindo na área Agrícola, Pecuária, Comercialização e Género, trabalhando com membros das associações agro-pecuárias e comunidade em geral.
No Distrito de Xai- Xai a actividade de criação de peixe é muito recente, no entanto ela é praticada como uma alternativa para garantir a dieta alimentar e geração de rendimento. Concretamente, na Localidade de Chilaulene esta actividade teve seu início em 2021, e neste momento existem 09 tanques piscícolas escavados em solos de textura argilosa alimentados pelo rio Anguluzane. 04 Destes tanques foram abertos com maquinaria e 05 tanques abertos manualmente pelos membros das associações beneficiárias com dimensões de 200 a 300m2.
No âmbito do projecto acima mencionado financiado pela Diputaccion Sevilla e Deputaccion Huelva, em parceria com Associação Madre Coraje implementado pela ADCR- Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais, pretende-se contratar serviços de consultoria, para realizar um estudo de impacto ambiental de tanques píscolas para analisar a actividade piscícola praticada ao longo do rio Anguluzane fazendo analises físico-químicas e ecotoxicológicas e dar obter recomendações para ajustar a actividade produtiva, garantindo o mínimo de efeitos negativos sobre o ambiente.
Realizar uma avaliação de impacto social e ambiental decorrente da implantação tanques píscolas na Localidade de Chilaulene, Distrito de Xai-Xai na Província de Gaza.
Grupo Alvo
Local do Estudo
Duração do Estudo
O estudo terá duração máxima de 45 dias, incluindo o período da entrega dos seguintes documentos:
Nota: As candidaturas devem conter proposta metodológica, temática e orçamental. Indicar no assunto “Estudo de viabilidade de impacto ambiental dos tanques piscicolas”. Contacto caso de esclarecimento ADCR: +258 872426995.