A SDO Moçambique encontra-se a recrutar para um empresa mineira que opera no Norte do País, um (1) Gestor de Impostos (Tax Manager).
Responsabilidades
Preparar e organizar a apresentação de forma precisa e em tempo útil de todos os lucros e cálculos do CIT e do VAT (IVA) para todas as entidades corporativas, assim como garantir o pagamento atempado dos impostos;
Fazer a ligação entre a empresa e as entidades competentes no que diz respeito à recuperação progressiva do IVA (VAT) e todas as demais questões fiscais;
Gerir outros processos fiscais relativos à outros impostos incluindo os de produção, impostos sobre o exterior, impostos sobre veículos, etc;
Gerir todos os incargos fiscais e saldos fiscais correntes/atrasados para as contas locais e garantir a plena conformidade com os requisitos Moçambicanos em relação a GAAP/impostos para as entidades;
Gerir os consultores profissionais no país com o apoio do Controlador Financeiro, de modo a garantir que é fornecido o suporte necessário para administrar as posições fiscais da empresa;
Auxiliar os Gestores de Linha no respeitante aos preços de transferência através da revisão e entendimento da legislação relevante e das melhores práticas;
Preparar mensalmente as revisões e análises de variação do caixa e reportar semanalmente as posições do caixa;
Fornecer trimestralmente o número de impostos em numerário de acordo com o grupo e calendário estabelecido;
Aconselhar sobre questões fiscais e tesouraria ou sobre riscos que poderão ter impacto no negócio;
Manter-se actualizado sobre os requisitos fiscais vigentes no país e aconselhar o Controlador Financeiro sobre propostas de mudanças ou reais mudanças que possam ocorrer nas leis fiscais;
Monitorar as despesas fiscais sensíveis e auxiliar no registo das mesmas;
Assistir e optimizar a amortização fiscal de todas actividades;
Conhecer o mercado de incentivos fiscais de todas as entidades a que reporta e, assegurar o devido acompanhamento;
Monitorar as despesas de CSR e a respectiva qualificação como elemento de imposto dedusíveis;
Dar assistência no respeitante ao imposto “ad-hoc” e às actividades da tesouraria sempre e quando solicitado pelo Gestor de Linha.
Requisitos
Licenciatura em Finanças, Contabilidade ou áreas relacionadas;
Membro da OCAM;
Mínimo de cinco (5) anos de experiência em funções similares;
Disponibilidade para residir no Norte do País, num ambiente de Mina;
Fluência na fala e na escrita da língua Portuguesa e Inglesa.