7 Coisas Que Desempregados Não Querem Ouvir

A maior parte das pessoas já esteve a procura de emprego pelo menos uma vez em algum momento das suas vidas. Mas se você felizmente tem um emprego ou um bom negócio, é possível que tenha alguma amnésia sobre como é ser um desempregado e das frustrações que vêm com a situação.

Se alguém próximo está actualmente desempregado e à procura de emprego tente ser sensível à sua situação e evite estas sete perguntas e frases que eles estão simplesmente cansados ​​de ouvir:

1. Alguma novidade?

Durante a busca por emprego, haverão épocas em que as coisas serão bem monótonas e lentas. Assim, pode ser realmente irritante você ficar constantemente a perguntar aos seus amigos desempregados se eles têm quaisquer novidades sobre o assunto. Se eles estiverem sempre na correria, pode ser muito stressante e embaraçoso eles não terem nada de bom para dizer. Você pode mostrar alguma preocupação ocasionalmente, mas apenas ocasionalmente mesmo.

2. Você ainda não conseguiu emprego?

Esta é a mesma linha da pergunta acima – mas pior. Não há um prazo específico que é considerado “normal” para encontrar um emprego. Algumas pessoas têm sorte e são contratadas imediatamente, enquanto outras podem ter que encarar uma busca por trabalho que leva vários meses, ou mesmo anos. E você nem sempre sabe todas as circunstâncias que envolvem o desemprego de alguém – então fazer essa pergunta pode parecer completamente insensível.

3. Deve ser bom ter tanto tempo livre!

A procura por emprego é um trabalho de tempo integral, então apesar do desempregado não ir a um escritório todos os dias, ele também trabalha duro. E quase sempre o tempo livre que ele tem não é agradável, porque ele está stressado ​​ou preocupado em encontrar um emprego logo – e ter uma renda consistente.

4. Tem certeza de que está qualificado para esse trabalho?

Uma pessoa que está sem emprego tem uma maior probabilidade de ter um nível de confiança instável. Então, se ele estiver animado sobre uma determinada oportunidade de trabalho, mesmo que não esteja exactamente em consonância com as suas qualificações, não é sua tarefa ser o desmancha prazer, mesmo que o seu ego lhe diga que está a fazer a coisa certa.  Definitivamente, é uma vantagem ter as qualificações e habilidades exactas exigidas no anúncio, mas habilidades são transferíveis e adaptáveis.

5. Você não conhece alguém que pode ajudar a conseguir emprego?

Esta pessoa certamente pode tornar as coisas mais fáceis para si. Mas mesmo que exista alguém com conexões dentro  de uma organização, não significa que existe automaticamente uma garantia de emprego.

6. Você deve tentar procurar emprego noutra área

A verdade é que é mais fácil conseguir um emprego de enfermeira particular nos dias de hoje, mas sua amiga que é uma artista criativa provavelmente não está interessada em voltar para a escola e formar-se como enfermeira. Então, pare de tentar pressioná-la em busca de um trabalho pelo qual ela não tem nenhuma paixão, mesmo que seja a tendência, o mais bem pago ou em maior crescimento na indústria.

7. Tenho certeza que você vai encontrar alguma coisa eventualmente

Esta é uma daquelas frases que você diz quando não sabe o que dizer a alguém. Por mais que você queira confortar a pessoa, essas palavras soam como “Aguenta ai! Isso vai acontecer quando for para acontecer!”.
No final do dia, a melhor coisa que você pode fazer para alguém que você conhece e ama, é estar lá para ele quando precisarem desabafar, ajude a preparar o currículo e ajude-o a preparar-se para as entrevistas de emprego.