Como preparar-se para a entrevista de emprego

Exercícios Para Realizar Antes da Entrevista de Emprego

Quem quer ser um candidato excepcional, precisa fazer a preparação excepcional. A preparação para a entrevista de emprego é a primeira coisa que irá diferenciá-lo dos outros candidatos. Quer impressionar mais? Prepare-se mais. No momento em que estiver obcecado com o estudo de cada aspecto da entrevista, então estará pronto para esmagá-la.

1 – Conheça o Propósito da sua candidatura

Sim. Você quer emprego para poder adquirir e manter um determinado estilo de vida. Mas quais são as suas motivações subjacentes? Por que está a candidatar-se para esse trabalho? Possui uma paixão por essa posição? Até que ponto seus valores correspondem aos valores necessários para realizar o trabalho? Esta é uma pergunta profunda e se possui a resposta, então irá entender o propósito das muitas perguntas que vai receber durante a entrevista de emprego. Precisa ter uma ideia clara de como pode ser uma mais valia para a empresa … e isso faz com que seja mais fácil dizer ao recrutador por que é um bom candidato.

2 – Pesquise tudo o que puder sobre a empresa

Precisa saber (muito) sobre a função que irá desempenhar na organização, não apenas para que possa soar inteligente na entrevista, mas para que possa descobrir se aquele é realmente o lugar que realmente quer trabalhar. Se por ventura entender que o emprego não é uma “carreira” para si, é provável que permaneça no emprego por um ano ou dois. Um ano pode não parecer muito tempo, mas se conversar com alguém que odiava o seu trabalho e mesmo assim permaneceu por um ano, ela vai dizer que um ano é muito tempo. Investigue o que poderá encontrar na empresa, saiba onde está a se meter.

3 – Conheça alguém dentro da empresa

Os funcionários internos podem dar-lhe uma ideia do que seria “um dia na vida da empresa”, este é um exercício que vai ajudá-lo a determinar se aquele é um lugar que gostaria de trabalhar. Além disso, se mencionar que esteve com alguns funcionários durante a entrevista, irá deixar a impressão de alguém que está a levar o trabalho a sério. Não deve ser muito difícil encontrar alguém disposto a sair para almoçar consigo.

4 –  Mostre que está familiarizado com o ambiente e que é um upgrade para ele

Os entrevistadores estão à procura de candidatos qualificados e que se encaixam bem com a sua comunidade e cultura. Eles querem ser capazes de confiar em si, e integrar os seus valores aos valores do grupo. Se acha que não consegue lidar bem com as pessoas com quem irá trabalhar, não há sentido em gastar toneladas de tempo com essa candidatura.

5 – Descreva o candidato ideal

Depois de saber um pouco mais sobre a empresa, reserve algum tempo para redigir uma descrição completa daquele que seria o candidato ideal. Tente ser totalmente objectivo sobre o assunto. O que a empresa quer? Veja as coisas na perspectiva deles. Se você fosse o recrutador, como seria o candidato perfeito?

6 – Reformule as suas experiências

Depois de entender o que a empresa está a procura e como seria o candidato ideal, é hora reformular suas experiências de modo a que atendam a essas expectativas. Passe algum tempo a pensar em frases alternativas para reformular o seu conjunto de habilidades até que joguem com as qualificações desejadas.

entrevista-de-emprego
Como preparar-se para a entrevista de emprego?

7 – Crie uma lista de tarefas que domina

Se puder convencer ao recrutador de que pode realizar o trabalho, então você terá uma chance muito maior de conseguir o emprego. Imprima ou recorte a lista de habilidades e experiência requisitadas para o trabalho. Ao lado de cada item, anote uma experiência que possui e que seja relevante. Esta também é uma boa oportunidade de procurar histórias da sua vida pessoal ou do trabalho anterior, que combinam bem com a sua lista.

8 – Desenvolva uma lista de “sound bites”

Sound bites são frases curtas ou frases que você entende que não podem faltar no seu discursos durante a entrevista. Estas são as frases que destacam toda a sua grandeza como candidato. O discurso exacto que preparou durante todo o tempo pode mudar na hora da entrevista, mas você não pode esquecer dos sound bites.

9 – Crie sua reputação online

Pode não acontecer tão cedo regularmente em Moçambique (não que não aconteça), mas todos os candidatos a vagas de emprego vão ter seu nome pesquisado na internet. Você não precisa ser um astro na internet, mas é uma boa ideia ter uma presença online que coloca os recrutadores à vontade. Olhe para seu perfil do Facebook, suas publicações no twitter e suas fotos do instagram e imagine o que o recrutador pensaria sobre si depois de fazer uma vistoria.

10 – Se sabe quem irá entrevistá-lo, então procure-o online

Claro, não estamos a procura de pontos negativos, estamos a procura de aspectos que nos ajudem a encaixar-mo-nos bem na empresa. Faça um teste desse exercício pesquisando por Matope José, ou outro nome que possa ser relevante.

11 – Determine as suas referências

Primeiro avise aos escolhidos que irá lista-los. É importante dar às suas referências um head-up. Se não avisar à pessoa escolhida que ela foi listada, de que forma ela pode ser uma boa referência? Como ela irá falar bem sobre si?

12 – Simule entrevistas de emprego

Não é divertido – e pode até ser mais complicado do que a entrevista real – mas praticar entrevistas com amigos, familiares ou outras pessoas é uma peça fundamental do quebra-cabeça. Você precisa de feedback não apenas sobre suas respostas, mas também na linguagem corporal, tom e abordagem. Nunca saberá qual das suas respostas precisa mudar a menos que alguém as receba.

Mãos à obra!