Networking: Encontre Emprego Através de Bons Relacionamentos

Como Encontrar Emprego Mantendo Bons Relacionamentos

Encontrar emprego na economia actual é difícil, mas você pode encontrar oportunidades, se souber onde procurar. A melhor maneira de encontrar oportunidades de emprego não é através de anúncios de emprego online, jornais, classificados, ou agências de emprego – é interagindo com as pessoas à sua volta. Sua rede de amigos, familiares, colegas e conhecidos são um “recurso” valioso de procura de emprego. O Networking pode parecer intimidador, mas é gratificante e divertido, mesmo para quem é tímido ou que tenha poucos amigos.

O que é Networking?

A grande maioria das vagas de emprego não são anunciados, elas saem para fora através das pessoas ligadas à empresa. É por isso que o Networking é a melhor maneira de encontrar emprego. Infelizmente, muitas pessoas que procuram emprego hesitam em tirar proveito do Networking porque têm medo de serem vistos como inconvenientes, chatos ou aproveitadores. Mas o Networking não é usar outras pessoas para promover agressivamente a si mesmo, networking é construir bons relacionamentos. Este é um tema pouco abordado em Moçambique, por isso eu vou neste artigo trazer as bases para a compreensão do Networking e ao longo do tempo trarei mais material sobre este que é para mim um aspecto indispensável para qualquer um que busca um emprego.

Você já sabe o que é Networking

Networking nada mais é do que conhecer pessoas. Percebendo ou não, você vive o networking todos os dias e em todos os lugares onde vai. Networking é a sua rede de contactos profissionais. Você está em rede, quando inicia uma conversa com a pessoa ao seu lado numa fila, apresenta-se a outros pais na escola do seu filho, conhece um amigo do seu amigo, conversa com um ex-colega de trabalho ou pára para conversar com o seu vizinho. Todas as pessoas que você encontra podem ajudar a mudar a sua carreira. Atingir o mercado de trabalho escondido pode demandar mais planeamento do que uma pesquisa de emprego convencional, mas é muito mais eficaz. A adopção de um estilo de vida baseado no networking – criar laços e ajudar os outros nos momentos bons e maus – vai ajudá-lo a encontrar o emprego certo, a fazer conexões valiosas no seu campo de actuação, e a permanecer focado e motivado durante a sua procura de emprego.

Networking é a melhor maneira de encontrar um emprego porque:

As pessoas fazem negócios, principalmente com pessoas que conhecem e gostam. Currículos e cartas de motivação por si só, podem ser muito impessoais para convencer os empregadores a contratá-lo.

Anúncios de emprego tendem a atrair pilhas de candidatos, o que o coloca em concorrência intensa com muitos outros como você. O Networking faz de si um membro da lista de recomendações de cada pessoa que o conhece.

Você conhece mais pessoas do que pensa

É possível que pense que não conhece ninguém que possa ajudá-lo na sua busca por trabalho. Mas você conhece mais pessoas do que pensa, e há uma boa chance de que pelo menos uma dessas pessoas conheça alguém que pode lhe dar conselhos de carreira ou indica-lo a uma vaga de emprego. Você nunca saberá se não perguntar!

Networking Profissional
As Redes sociais são excelentes ferramentas para ampliar o seu networking profissional.

Faça uma lista das pessoas na sua rede

Sua rede é maior do que você pensa que é. Ele inclui todos os seus familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, colegas da escola, e até mesmo conhecidos casuais. Comece anotando nomes, e ficará surpreso com a rapidez com que a lista cresce.

Pense nas pessoas que conhece dos seus antigos postos de trabalho, escola e faculdade, igreja, escola do seu filho, o ginásio, redes sociais e no seu bairro. Também pense nas pessoas que conheceu através dos seus relacionamentos mais estreitos: o colega de trabalho da sua irmã, o chefe do seu melhor amigo, a esposa de seu colega de faculdade, amigos dos seus pais, o parceiro de negócios de seu tio.

Sim. Você tem uma, e é mais poderosa do que você pensa:

  • Você já pertence a várias redes (família, amigos, colegas, companheiros do jogo, etc) o seu Networking pode ser consequência natural desses contactos do dia à dia.
  • Cada rede conecta a outra rede (por exemplo, o professor do seu filho pode conectá-lo a outros pais).
  • Cada membro de uma rede pode ter conhecimento de uma oportunidade de trabalho ou ter uma ligação com alguém que conhece uma.

Se você é reticente sobre criar novos laços, sente-se desconfortável em pedir favores ou está envergonhado com a sua situação de desempregado, tenha os seguintes aspectos em mente:

  • É bom ajudar os outros. A maioria das pessoas terá prazer em ajudá-lo sempre que puder.
  • As pessoas gostam de dar conselhos e serem reconhecidas pela eficiência dos mesmos.
  • Muita gente sabe o que é estar desempregado e estar à procura de emprego. Eles vão solidarizar-se com a sua situação.
  • O desemprego causa um certo stress. Ao conectar-se com os outros, você poderá receber incentivo, companheirismo e apoio moral.

Esta é uma introdução ao Networking, tema que será muito abordado neste portal em artigos futuros. Sinta-se à vontade para sugerir temas para abordagem futuras ou para enviar o seu texto.