A Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADECRU) é uma organização da sociedade civil fundada em Outubro de 2007 por jovens estudantes universitários, numa acção mobilizadora entre os seus membros e os demais, constituindo-se como uma pessoa colectiva e de direito privado, dotada de uma personalidade jurídica e sem fins lucrativos, cujo objectivo é impulsionar os focos da consciência cidadã e a agenda de desenvolvimento local, promovendo maior envolvimento e interacção entre os vários actores nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento das comunidades rurais.
A ADECRU resultou da transformação do Movimento Académico de Chibabava (MAC) formada em 2007 na residência Universitária N° 6 (Tangará) da Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo. Esse movimento foi, na sua maioria, constituído por jovens provenientes do distrito de Chibabava, província de Sofala. Com o engajamento de mais jovens do meio rural, provenientes de várias províncias junto ao movimento, a 27 de Setembro de 2008 realiza-se a primeira Assembleia-Geral extraordinária para a discussão e alteração do nome MAC, análise e aprovação dos estatutos e eleição dos representantes dos órgãos sociais. Assim, o MAC transforma-se na actual Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADECRU), congregando jovens estudantes universitários e militantes provenientes de vários quadrantes do meio rural do país.
Tem como missão, impulsionar os focos da consciência cidadã e a agenda soberana de desenvolvimento local, promovendo maior envolvimento e interacção entre os vários actores nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento solidário e justo das comunidades rurais. E tem como visão, comunidades rurais protagonistas e mais activas na priorização, definição, implementação e avaliação de acções inerentes ao seu soberano desenvolvimento sociopolítico, económico e cultural.