O programa WVL ALIADAS surge num contexto desafiador de efervescência, vigor e energia das colectividades feministas na construção de movimento(s) coesos, vibrantes e proactivos pelos direitos das mulheres.
O WVL ALIADAS foi pensado para ser um veículo que amplia a voz e fortalece a liderança de organizações estabelecidas, grupos emergentes, grupos informais, redes, plataformas e movimentos de mulheres. São valorizadas as abordagens e metodologias feministas transformativas, o que implica o reconhecimento da necessidade de transformação das normas sociais e relações de poder, para fortalecer a capacidade de gestão e sustentabilidade, a performance no desenho e implementação de programas e advocacia dos colectivos existentes, assim como a eficácia das redes e movimentos de mulheres.
O Programa pretende também encorajar a experimentação de formas inclusivas de liderança e gestão, apoiar a criação de uma visão e agenda colectiva de construção de movimento a nível nacional, provincial e distrital e contribuir para a adopção de maneiras de ser e fazer mais participativas, inclusivas, inovadoras e que encaram de frente as relações desiguais de poder no seio e para além do movimento de mulheres em Moçambique.
Uma das suas principais forças é a adopção de uma gestão de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem (MEL – Monitoring, Evaluation and Learning), que visa facilitar o saber colectivo, criar as condições e dinâmicas de relações para que as necessidades, responsabilizações e tomada de decisões sejam feitas a partir do colectivo das organizações.
A plataforma ALIADAS em Movimento é um espaço de formação, conhecimento, interacção e informação que está alinhada com o processo transformativo do Programa e suas prácticas de reflexão do MEL.