Shri Ankan Banerjee foi nomeado Alto Comissário da Índia para o Governo da República de Moçambique em 29 de janeiro de 2021. Ele é um diplomata de carreira que ingressou no Serviço de Relações Exteriores da Índia em 2001. Ele ocupava o cargo de Vice-Chefe de Missão na Embaixada da Índia em Paris desde setembro de 2018.
Nos últimos anos, o apoio da Índia à agenda de desenvolvimento de Moçambique tornou-se uma prioridade importante no âmbito de uma relação bilateral vibrante, robusta e versátil entre os dois países. A maior parte dessa assistência foi fornecida por meio de linhas de crédito concessionais (LOC) implementadas pelo EXIM Bank of India. Até 2010, a Índia realizou projetos financiados pela LOC no valor de cerca de USD 140 milhões em Moçambique. Durante a visita do Presidente Guebuza à Índia em 2010, foi anunciado mais apoio do LOC de USD 500 milhões.
Ao implementar projetos sob suas LoCs concessionais, a Índia ampliou o apoio a Moçambique em diversas áreas – fornecimento de água potável, melhoria da geração e distribuição de energia, melhoria da produtividade agrícola, reabilitação de infraestrutura de irrigação, criação de um parque de tecnologia da informação, construção de uma fábrica de montagem para células solares, reabilitação de redes rodoviárias, construção de unidades habitacionais,
equipamentos ferroviários, etc.