CARE começou a trabalhar em 1984 em Moçambique (Acordo Geral Nacional assinado a 9 de Fevereiro de 1984) implementado programas de resposta a emergência e de ajuda humanitária de larga escala as comunidades afectadas pela guerra civil.
A CARE era o recipiente principal da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos de América (USAID), trabalhando aproximadamente com o antecessor do INGC (Instituto Nacional de Gestão de Calamidades), o Departamento de Prevenção e Combate das Calamidades Naturais (DPCCN). Coordenando logisticamente com o DPCCN, a CARE disponibilizou uma média mensal de 11,000 M/Ts em ajuda alimentar distribuídos em todo país durante os últimos anos críticos da guerra quando uma grande percentagem da população encontrava-se deslocada e a viver sem o benefício da produção agrícola. Durante este período da distribuição alimentar, vários colaboradores da CARE perderam a vida em missão de serviço da CARE foram mortos na linha do dever.
Na sequência do fim da guerra em 1992, o enfoque do rumo programático da CARE evoluiu para à implementação de projectos de longo prazo que respondiam Às necessidades de saúde, água e saneamento, agricultura, segurança económica e alimentar das comunidades empobrecidas. Estes programas de duração mais prolongada incluíam o empoderamento das mulheres e enfoque na equidade do género. As parcerias com outros actores da sociedade civil local foram e continuam a ser essenciais para a concretização dos programas da CARE. Uma vez que a capacidade do governo moçambicano de prestar serviços básicos às comunidades empobrecidas melhorou, a CARE tem continuado a fazer evoluir o seu papel de uma agência unicamente virada para a prestação de serviços para uma organização que presta apoio técnico dentro dos sectores chaves.
Os 30 anos da presença da CARE em Moçambique resultou à agência a ter uma forte reputação como um parceiro de desenvolvimento de resposta de emergência fiável, eficiente e confiável que efectivamente empoderar as populações mais vulneráveis no país.