A Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN) é uma fundação suíça lançada nas Nações Unidas em 2002 para enfrentar o sofrimento humano causado pela desnutrição. Trabalhando com governos, empresas e sociedade civil, pretendemos transformar os sistemas alimentares para que forneçam alimentos mais nutritivos para todas as pessoas, especialmente os mais vulneráveis.
Com sede em Genebra, Suíça, a GAIN tem escritórios em países com altos níveis de desnutrição: Bangladesh, Etiópia, Índia, Indonésia, Quênia, Moçambique, Nigéria, Paquistão e Tanzânia. Para apoiar o trabalho nesses países, temos escritórios de representação na Dinamarca, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos.
Na GAIN, acreditamos que todos no mundo devem ter acesso a alimentos nutritivos, seguros e acessíveis. Hoje, uma em cada três pessoas – provenientes de quase todos os países do planeta – não consegue consumir alimentos nutritivos suficientes. Trabalhamos para desenvolver e entregar soluções para este desafio diário.
Compreendendo que não existe uma maneira “tamanho único” de lidar com esse problema, desenvolvemos alianças e construímos programas sob medida usando uma variedade de modelos e abordagens. Trabalhamos por meio de alianças nacionais, regionais e globais que fornecem apoio técnico, financeiro e político a uma ampla gama de organizações públicas e privadas, concentrando a atenção em onde as pessoas obtêm seus alimentos – mercados. Como resultado, damos prioridade a encontrar maneiras de mudar e melhorar a forma como as empresas e os governos moldam os sistemas alimentares para melhorar a nutrição.
O que mais importa para nós é o impacto. Nosso propósito é melhorar o consumo de alimentos nutritivos e seguros para todos. Focamos em crianças, adolescentes e mulheres porque sabemos que trabalhar com esses grupos é crucial para transformar atitudes em relação à alimentação e, portanto, oportunidades de vida e meios de subsistência. Somos apoiados por mais de 30 doadores e trabalhamos em estreita colaboração com organizações internacionais e agências das Nações Unidas.