ChildLife Mozambique
ChildLife
A ChildLife Mozambique pretende recrutar Activistas (Adolescentes, Raparigas e Mulheres Jovens) para o Projecto HER Voice.
ChildLife Mozambique é uma Associação para o Desenvolvimento da Criança na Primeira Infância, de âmbito nacional, fundada em 2015, cuja missão consiste em promover melhores práticas de cuidados na Primeira Infância, através de interacção positiva entre as crianças e seus cuidadores, ambiente saudável e estimulante, boa saúde e nutrição, bem como o empoderamento das Adolescentes, Raparigas e Mulheres Jovens na sua diversidade, para que possam ter maior acesso à informação, serviços e produtos de saúde sexual reprodutiva, enquanto agentes de mudança para a descontinuidade de novas infecções pelo HIV.
Desde 2020, A ChildLife em parceria com a Global Network of Young People Living with HIV (Y+ Global), está a implementar o Projecto HER Voice (Voz Dela), que visa empoderar as Adolescentes, Raparigas e Mulheres Jovens (ARMJ) através de sua capacitação e educação para cultivar uma imagem corporal positiva, desenvolver auto-estima, consciencialização para saúde, para que elas possam alcançar o seu pleno potencial e influenciar na revisão, melhoria, elaboração e aprovação de políticas que beneficiam as suas vidas e comunidades.
A iniciativa HER Voice surge como um contributo nos esforços de empoderamento das ARMJ em treze (13) países de África que ainda apresentam desafios relativamente a novos casos de ifecção pelo HIV, com maior peso e incidência em ARMJ.
Para ter uma ideia mais clara, mais de 1000 Adolescentes, Raparigas, e Mulheres Jovens são infectadas pelo HIV diariamente, e 3 em cada 5 infecções em pessoas com idade compreendida entre 15 a 24 anos ocorre entre mulheres e raparigas.
Especificamente, até 2020, os dados indicavam que em Moçambique, 48 raparigas e 30 rapazes são infectados pelo HIV diariamente, e esta tendência crescente de novas infecções pelo HIV em adolescentes, com maior ênfase em raparigas e mulheres jovens, remete-nos à conclusão de que agora é o tempo de investir em Mulheres e Raparigas para acabar com a SIDA, pois, como parceiros da Rede Global de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV, acreditamos que podemos mudar o curso da epidemia e também podemos mudar o curso da história.
Para o período 2024 a 2026, a ChildLife pretende continuar a investir no empoderamento das Adolescentes, Raparigas e Mulheres Jovens com idades entre 15 a 29 anos, através de um processo de capacitação e mentoria, para que possam dar uma resposta positiva perante os desafios actuais por elas enfrentados em relação à SSR, HIV-SIDA, Gravidezes Indesejadas, TB, Malária, VBG e Uniões Prematuras.
Desta forma, a ChildLife pretende contratar Activistas (Adolescentes, Raparigas e Mulheres Jovens), para que possam facilitar sessões de capacitação e educação das outras ARMJ nas escolas, comunidade e nas unidades sanitárias.
As Activistas (Adolescentes, Raparigas e Mulheres Jovens) terão as seguintes principais responsabilidades:
As acções de voluntariado são de carácter gratuito, não cabendo contraprestação salarial pelo exercício do seu serviço em consonância com o disposto no número 1 do artigo 4, conjugado com o artigo 6, alínea e), ambos da Lei n.º 7/2011 de 11 de Janeiro.
Ao critério da ChildLife Mozambique, será concedido às Activistas, um subsídio fixo mensal de 5.000,00 MT (Cinco Mil Meticais) correspondente ao alcance das metas a serem realizadas mensalmente.
Nota: Indicar no assunto de email Activista_HER Voice_2024 a 2026. Apenas as candidatas pré-seleccionadas serão contactadas para a entrevista. A ChildLife Mozambique não faz nenhum tipo de cobrança de valores monetários e ou outros favores durante e após o processo de recrutamento, pelo que incentivamos a denúncia de todas as tentativas de corrupção através de SMS ou ligação telefónica para os seguintes números: +258849542391 ou +258846793644.
Localização: Obrigatoriamente, as candidatas (mulheres na sua diversidade) a esta posição devem ser residentes da Localidade de Zandamela, no Distrito de Zavala, Província de Inhambane.
Duração: A implementação das actividades terá início em Julho de 2024, e o seu término será em Outubro de 2026.
Endereço: Escritório da ChildLife sita na Vila de Chissibuca, junto ao novo mercado – Inhambane