
O Movimento de Educação Para Todos (MEPT) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Auditor.
O MEPT é uma rede de ONGs, associações e pessoas singulares que trabalham ou se interessam pela Educação em Moçambique. A nível regional e internacional, o Movimento está filiado na African Network Campaign on Education For All (ANCEFA[1]) e na Global Campaign for Education (GCE[2]). O Movimento subscreveu os objectivos de Educação para Todos (Dakar) e os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (2000). Desenvolve actividades de promoção e defesa dos Direitos Humanos e acesso de todos os cidadãos e cidadãs à uma educação de qualidade e inclusiva.
O Movimento de Educação Para Todos – MEPT recebeu um financiamento da Open Society Initiative For Southern Africa para implementar um projecto de um ano, cujo foco das actividadas estavam voltadas as dívidas ocultas e ciclone IDAI. Com o fim da implementação das acções, correspondentes a 1⁰ ano, o MEPT pretende realizar uma auditoria com os seguintes Objectivos:
Por requerimentos contratuais, Todos os beneficiários de subsídios da OSISA, além de apresentação de relatórios, são “obrigados a realizar auditorias externos distintas de fundos da OSISA no final do período de programação.” O plano de auditoria deverá cobrir todos os valores de financiamento concedido em 2019 e 2020.
As auditorias (a todos os níveis do programa) será efectuada de acordo com os padrões internacionais de auditoria e conter tais provas e controlos, considerado necessários por auditors nestas circunstâncias. Realizando a auditoria, uma atenção particular deve ser dada à:
SELECÇÃO DOS AUDITORES
Todos os beneficiários de subsídios da OSISA a nível nacional e regional devem apresentar a lista e o perfil de pelo menos três alternativas para auditores externos determinará à aceitabilidade destas propostas para efeitos de executar a auditoria OSISA. Somente sociedades de auditoria registrados e certificados deveriam ser tratadas para executar a auditoria financeira.
EXECUÇÃO
Para cada acção incluída neste documento, deve se registar o seguinte:
PARECER E RELATÓRIO DE AUDITORIA
Além da opinião relativo as declarações dos projectos, o relatório de auditoria deve incluir um ponto distinto comentando sobre a exatidão e propriedade das despesas do projeto.
O relatório deve incluir os seguintes elementos:
No caso de um relatório de auditoria absoluto (Limpa), deverá ser utilizado o seguinte texto:
“Examinámos as demonstrações financeiras do (Nome da Coligação) … em (Local de Auditoria) …. para o período compreendido entre (Data de início de despesas elegíveis) a (data final do contrato). A demonstração financeira é a responsabilidade de sua administração. A nossa responsabilidade é expressar uma opinião sobre a demonstração financeira baseado na auditoria. Realizámos a nossa auditoria de acordo com as normas internacionais de auditoria. Tais normas exigem que a auditoria seja planeada e realizada de forma a obter razoável garantia de que as demonstrações financeiras estão isentas de declarações errôneas relevantes. Uma auditoria inclui o exame, com base em testes, das evidências que corroborem as quantias e informações divulgadas nas demonstrações financeiras. A auditoria também inclui julgamento sobre os princípios contábeis adotados e as estimativas significativas feitas pela administração, bem como avaliação global da apresentação das demonstrações contábeis. Acreditamos que nossos exames proporcionam uma base razoável para a emissão de nossos pareceres. Em nossa opinião, as demonstrações financeiras apresentam de forma verdadeira e apropriada a situação financeira da entidade desde (Data de auditoria) bem como e os fluxos de caixa referentes ao exercício então findo, em conformidade com os princípios contabilísticos geralmente aceitas. O cumprimento das obrigações previstas na atribuição da ajuda foram respeitados”
CARTA DE RECOMENDAÇÕES
Além do relatório de auditoria, cada auditor preparará uma carta de recomendações, em que o auditor deve:
GERAL
O auditor deve ter acesso a todos documentos legais e financeiro, correspondência e quaisquer outras informações associados ao financiamento OSISA para o período da auditoria e quaisquer outros documentos considerados necessários pelo auditor. Confirmações dos montantes desembolsados e pendentes devem ser obtidas.
Nota: Os proponentes pré-selecionados poderão ser chamados individualmente para apresentarem as suas propostas à equipa do Programa. [1] ANCEFA – Rede Africana da Campanha de Educação para Todos.
[2] GCE – Campanha Global de Educação.
Endereço: Av. da Malhangalene, Nº 34, Cidade de Maputo
Email: meptcandidaturas@gmail.com
Validade: 15/12/2020
Local: Maputo
