A AMODEFA pretende contratar um (1) Consultor para Produção e Impressão de Banda Desenhada sobre Mudanças Climáticas.
A AMODEFA – Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é liderar, advogar e assegurar os direitos e acesso aos serviços sexuais e reprodutivos integrados e de qualidade de forma inclusiva, em especial para adolescentes e jovens, numa abordagem baseada nos direitos. Fundada em 1989, com mais de 33 anos de existência, a AMODEFA é líder na abordagem sobre Saúde Sexual e Reprodutiva e actualmente preside o Secretariado Executivo da Coligação para a Eliminação das uniões forçadas – CECAP.
Segundo a ONG GermanWatch, Moçambique ocupa o primeiro lugar na lista dos países mais vulneráveis às alterações climáticas, depois de ter sido afetado em 2019 pelo Idai e Kenneth, que fizeram cerca de 700 mortos. Moçambique é especialmente vulnerável aos efeitos das Mudanças Climáticas devido à sua localização geográfica na zona de convergência inter-tropical e a jusante de bacias hidrográficas partilhadas, à sua longa costa e à existência de extensas áreas com altitude abaixo do actual nível das águas do mar. Contribuem para a sua vulnerabilidade e baixa capacidade adaptativa, entre outros factores, a pobreza, os limitados investimentos em tecnologia avançada e a fragilidade das infra-estruturas e serviços sociais, com destaque para a saúde e o saneamento.
No país, as Mudanças Climáticas manifestam-se através de alterações nos padrões de temperatura e precipitação, do aumento do nível das águas do mar e do tanto em termos de frequência como de intensidade, de eventos climáticos extremos tais como secas, cheias e ciclones tropicais que afectam diferentes regiões do país todos os anos. As consequências incluem a perda de vidas humanas, de culturas agrícolas, de animais domésticos e fauna bravia, a destruição de infra-estruturas sociais e económicas, o aumento da dependência da ajuda internacional, o aumento dos preços dos produtos agrícolas, a deterioração da saúde humana, desrespeito aos Direitos humanos, a degradação ambiental e perda de ecossistemas. As Mudanças Climáticas representam, assim, um retrocesso aos esforços do Governo e seus parceiros no combate à pobreza e persecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tendo em conta este cenário e suas implicações sobretudo para Mulheres e raparigas que carregam o peso de muitas da maioria das consequências negativas das alterações climáticas, incluindo uma exposição maior à violência baseada no género, a AMODEFA pretende produzir Banda desenhada.
Produzir uma Banda desenhada sobre mudanças climáticas que permita:
Para a elaboração do produto final, sugere-se a mistura de várias técnicas, tais como narrações, animação gráfica, entrevistas com a equipa técnica e voluntários da AMODEFA diferentes parceiros envolvidos nas iniciativas, pessoas das comunidades, beneficiarias, etc.
A duração é de 30 dias a partir do dia da assinatura do contrato e termina com a última entrega e pagamento subsequente.
O processo é realizado no âmbito do concurso público. As pessoas individuais ou entidades interessadas deverão enviar a proposta técnica anexando o CV, proposta técnica e financeira, considerando todos os impostos e despesas incorridas na realização da Rádio Novela .
Proposta técnica:
a) Descrição técnica da proposta Cenográfica geral;
b) Descrição preliminar do argumento da Banda Desenhada;
c) Metodologia do trabalho de campo e principais actividades com um cronograma geral;
d) Suportes à experiência de produção de banda desenhada (lista de contratos) e portfólio de produtos;
e) Curriculum vitae e suporte à qualificação dos profissionais que serão indicados para as tarefas a serem contratadas.
Consistirá no preço geral proposto, especificando taxas, transporte, alojamento, subsídios e todos os impostos inclusos.
As propostas devem ser enviadas via e-mail com assinatura, para o seguinte endereço eletrónico:
As ofertas serão recebidas até dia 15 de Agosto de 2022. Indicar no assunto “Produção da Banda Desenhada MC”- AMODEFA, Sector de Programas.
Email: candidaturas@amodefa.org.mz
Validade: 15/08/2022
Local: Maputo