AMODEFA
AMODEFA
A AMODEFA– Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família pretende recrutar um (1) Consultor para Formação em salvaguarda e proteção com vista a Elaboração de uma política de salvaguarda da COA (comunidade em acção) no âmbito do Projecto We Lead. (Dias da formação de 06 a 09 de Dezembro de 2023 – Macaneta)
A AMODEFA– Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é liderar, advogar e assegurar os direitos e acesso aos serviços sexuais e reprodutivos integrados e de qualidade de forma inclusiva, em especial para adolescentes e jovens, numa abordagem baseada nos direitos. Fundada em 1989, a AMODEFA é líder na abordagem sobre Saúde Sexual e Reprodutiva e actualmente preside o Secretariado Executivo da Coligação para a Eliminação das uniões forçadas – CECAP.
A AMODEFA no âmbito do cumprimento do seu Plano estratégico para o pilar Solidariedade para Mudança, centrado em Apoiar Movimentos, Construir Parcerias Estrategicas e Inovar e Partilhar Conheciementos, hospeda o programa We Lead, financiado pela Hivos.
We Lead é um novo programa, inspirador, inovador e poderoso que visa melhorar os direitos e saúde sexual e reprodutiva das jovens mulheres (DSSR). Centra-se em quatro grupos específicos de jovens mulheres: as que vivem com HIV, as que têm deficiências, as que se identificam como lésbicas, bissexuais, trans, ou intersexo, e as que são afetadas pelo deslocamento. O programa coloca estas jovens como detentoras de direitos no lugar do condutor, enquanto as apoia para fazer mudanças sustentáveis para o seu DSSR.
O projeto visa garantir que os detentores de direitos desempenhem um papel de liderança em organizações e movimentos reforçados e inclusivos que gozam de um maior apoio público. Além disso, convença os portadores de deveres e prestadores de serviços de saúde a tomarem medidas para implementar leis, políticas e práticas que respeitem e protejam a DSSR destas jovens até 2025.
No âmbito da Implementação do projecto We Lead, a AMODEFA e a Hivos irão realizar o retiro colectivo da COA (comunidade em Acção) para Formação em Salvaguarda e Proteção, com vista a elaboração da Política de Salvaguarda para a COA-2023-2024.
O retiro tem como objectivo formar membros da COA em Salvaguarda e proteção com vista a assegurar que os processos inerentes a campo sejam previstos antes, durante a execução das actividades no âmbito da implementação da do projecto We Lead, bem como a elaboração da política de Salvaguarda enquanto instrumento de orientação interna da COA.
Para este evento conta-se com a participação das 28 pessoas de membros da COA (organizações de base).
Formar a COA em salvaguarda e proteção, com vista a elaboração da política de salvaguarda que deverá servir de instrumento orientador durante e depois da vigência do projecto como parte do engajamento politico e fortalecimento das organizações beneficiarias.
Nota: Indicar no titulo: Assunto: Consul_SalvaguardaWeLead.