Catholic Relief Services – CRS
Faith. Action. Results.
A Catholic Relief Services (CRS) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor experiente para apoiar o PARES no trabalho de apoio à formalização de associações de pequenos agricultores em Milange durante o período de maio a setembro de 2025.
Apoiar a CRS Moçambique no registo de associações de pequenos agricultores no distrito de Milange.
A CRS é parceira da World Vision no âmbito do projeto PARES (Partnerships for Sustainable Education Results), financiado pelo USDA de 2023-2028. O PARES é uma iniciativa de alimentação escolar nas províncias de Nampula e Milanje com os seguintes objectivos:
No âmbito do último objetivo, o PARES está a desenvolver parcerias com grupos de agricultores para fornecer alimentos às escolas. No âmbito deste objetivo, o PARES vai trabalhar com cerca de 50 grupos de agricultores locais (novos e já estabelecidos) para reforçar a sua capacidade de fornecer alimentos às escolas. O PARES vai apoiar estes grupos de agricultores a formalizar o seu estatuto de associação com o GdM e o PARES vai reforçar a capacidade destes agricultores na produção de culturas, fornecendo sementes e materiais de plantação, materiais de arranque do grupo e facilitando as ligações com outros actores da cadeia de valor para expandir o acesso ao mercado.
No distrito de implementação de Milanje, é difícil formalizar associações de pequenos agricultores com o GdM, e sem registo formal, as associações não podem abrir contas bancárias ou obter serviços financeiros, limitando assim as suas operações. Além disso, a política do projeto só permite a realização de transacções com entidades ou associações formalmente registadas na compra de produtos do PRV, pelo que a maioria das associações ou grupos de agricultores têm potencial para fornecer produtos hortícolas ao projeto, MAS não estão formalmente registados e, na maioria dos casos, nem sequer têm uma conta bancária. O desafio básico que estas associações têm em registar formalmente os seus grupos é a falta de conhecimento do que é exigido a um grupo formalizado; não conhecem os processos que têm de seguir para formalizar o grupo. Nalguns casos, são necessários fundos para tratar da papelada, ou para fazer um depósito inicial para abrir uma conta bancária, e eles não os têm. Durante o processo de registo, são necessárias cópias dos documentos de identificação dos membros e, em alguns casos, alguns membros não têm cartões de identificação.
Por esta razão, a CRS procura um consultor experiente para apoiar o PARES no trabalho de apoio à formalização de associações de pequenos agricultores em Milange durante o período de maio a setembro de 2025.
O CRS fornecerá ao consultor uma lista dos grupos de agricultores que necessitam de registo. O Consultor apoiará os grupos nas seguintes fases:
NB: Para as associações cujos membros não possuem cartões de identificação, o consultor apoiará a sua obtenção no âmbito do processo.
Prestações de Serviços
Para cada grupo de agricultores apoiado, o consultor entregará cópias electrónicas dos seguintes documentos:
O CRS pagará um adiantamento ao consultor para apoiar os custos de arranque, transporte e administrativos. No entanto, os honorários adicionais pelo serviço prestado serão baseados em resultados, após o registo bem sucedido dos grupos de agricultores. O consultor deve apresentar uma proposta financeira que esteja em conformidade com estas condições de pagamento.
Qualificações e Experiência
As propostas devem incluir:
Data: Maio – Setembro de 2025
Nome/Título: PARES Conselheiro técnico para os públicos locais e regionais