Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC)
CESC
O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) pretende contratar um/a (1) Consultor(a) para realização de Estudo/Rastreio de Receitas destinadas às Comunidades em resultado da Exploração de Recursos Naturais.
O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como missão, fortalecer a participação activa dos cidadãos e comunidades nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político. Para isso, investe na partilha de conhecimento, ferramentas de aprendizagem, monitoria e advocacia por políticas públicas que respondam às reais necessidades dos cidadãos.
Moçambique é um país rico em recursos naturais, incluindo carvão, gás natural, minerais, recursos florestais e faunísticos. A exploração desses recursos tem potencial para contribuir significativamente para o desenvolvimento socioeconómico do país, especialmente através da geração de receitas que podem ser reinvestidas em benefício das comunidades locais. No entanto, é essencial garantir que os benefícios da exploração de recursos naturais sejam distribuídos de forma equitativa e transparente, com mecanismos claros de alocação de receitas para as comunidades afectadas, bem como da sua utilização.
No âmbito do projecto Pro-Cívico e Direitos Humanos, o CESC pretende contrar um(a) Consultor(a) para realização do Estudo/Rastreio de Receitas destinadas às Comunidades em resultado da Exploração de Recursos Naturais, este estudo visa mapear e analisar os fluxos de receitas geradas pela exploração de recursos naturais desde as empresas, as instituições governamentais até às comunidades, identificando lacunas, desafios e boas práticas no processo. O objetivo é fornecer recomendações para melhorar a transparência, eficiência e impacto desses recursos no desenvolvimento local.
Realizar um estudo detalhado que rastreie as receitas destinadas às comunidades como resultado da exploração de recursos naturais em Moçambique, identificando os mecanismos de transferência, utilização e impacto desses recursos no desenvolvimento comunitário.
O estudo deve abranger:
O estudo deverá ser concluído num prazo máximo de 3 meses, a partir da data de assinatura do contrato.
As candidaturas devem ser submetidas pelo seguinte endereço electronico: procurement@cescmoz.org até ao dia 04 de Junho de 2025, indicando no Assunto o titulo da vaga.