Associação Esmabama
Esmabama
A Associação ESMABAMA pretende recrutar um (1) Consultor para Registo e Divulgação de uma Marca Coletiva das Cooperativas nos Distritos de Búzi e Chibabava – Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentavel na Província de Sofala.
Termo de Referência – Publicação de Oferta
Registo e divulgação de uma marca coletiva das cooperativas nos Distritos de Búzi e Chibabava.
A ESMABAMA, através do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na Província de Sofala, em colaboração com SEI SO FREI ÖÖ, vigente no período de (01 de junho de 2023 a 30 de julho de 2026) estando em implementação na província de Sofala, Distrito de Búzi e Chibabava, visa aumentar a capacidade de geração de rendimento de 150 pequenos agricultores (41% homens e 59% mulheres), 120 deles pertencentes a 4 associações na localidade de Mangunde (distrito de Chibabava) face às mudanças alterações climáticas. Este Projeto apoiou na criação de uma (1) cooperativas de comercialização de produtos agrícolas no Postos Administrativos de Goonda, localidade de Mangunde, distrito de Chibabava, em colaboração com o Governo do Distrito de Chibabava (SDAEs) financiado pela SEI SO FREI ÖÖ, bem como, (2) cooperativas criadas no âmbito do projeto RECOMOSA no Posto Administrativo de Estaquinha e Nova Sofala, foram incluídas como beneficiários do projeto. Neste distrito, as culturas produzidas para comercialização são absorvidas pelo mercado local, e regional e em feiras de comercialização, a criação de uma marca coletiva da cooperativa para comercialização de produtos agrícolas emerge como uma estratégia chave para impulsionar a estratégia de marketing e divulgação dos produtos das cooperativas ao nível da região e gerar oportunidades comerciais e econômicas sustentáveis. A iniciativa vai catapultar a maneira de fazer negócio e projetar uma forma moderna de comercialização e divulgação dos produtos dos membros em várias plataformas de divulgação, como por exemplo a FACIM e outras feiras de nível distrital e provincial, transmitindo seus valores, gerando conexão e identificação com o público. Desta feita, pretende-se com presente Termos de Referência orientar a equipe técnica do ESMABAMA e/ou consultores para realizar recolha de informação aos grupos de produtores já organizados em (3) cooperativas, ONG parceiras, SDAE de Búzi e Chibabava, e demais actores sociais e económicos local, com vista a ter input para registo de uma marca coletiva, que transmite identidade e nova forma de comercialização agrícola, que possa ser sustentável e contribuir no aumento de renda dos produtores.
1.1. Geral
1.2. Objetivos Específicos:
Nota: O IPI é uma instituição pública de âmbito nacional, sob tutela do Ministro da Economia, responsável pela administração do sistema da propriedade industrial em Moçambique. Quem Somos – IPI – Instituto da Propriedade Industrial.
Espera-se que o consultor adote as seguintes abordagens:
a) Uma metodologia participativa: Auscultação de todos os beneficiários a ser envolvido no processo, dando ênfase a participação ativa das mulheres produtoras no processo;
b) Integração do género e inclusão e as necessidades/capacidades locais: Inclusão dos beneficiários primários no processo. Privilegiar a participação ativa das mulheres durante o processo de recolha de informação.
c) Cocriação da marca e identidade genuinamente local através da leitura da realidade e prioridades locais e uso da linguagem local (Ndau). Trabalhos em grupos e dinâmica de grupo com exemplos locais.
d) Desenvolver logotipo, cores institucionais, tipografia, e elementos gráficos da marca.
e) Criar templates para embalagens, etiquetas, folhetos e materiais promocionais.
f) Validar a identidade visual junto às cooperativas.
g) Preparar e submeter todos os documentos necessários ao Instituto de Propriedade Industrial (IPI).
h) Acompanhar o processo de registo até obtenção do certificado oficial.
i) Definir público-alvo e canais de comunicação (feiras, mercados, redes sociais).
j) Elaborar plano de marketing detalhado, incluindo campanhas e eventos promocionais.
k) Capacitar membros das cooperativas em marketing e comunicação.
l) Identificar riscos financeiros, de mercado, climáticos e operacionais.
m) Propor medidas de mitigação e estratégias de sustentabilidade financeira e ambiental
n) Mapear instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil relevantes.
o) Negociar e formalizar parcerias estratégicas para apoio técnico, acesso a mercados e financiamento.
O trabalho de consultoria será baseado nas necessidades da equipe dentro dos diferentes sistemas agrícolas ao longo da implementação do projeto. Tentativamente espera-se que esta missão e a entrega de todos os resultados previstos (preparação, DRP, produção de documentos e acompanhamento): 60 dias a partir da assinatura do contrato que se prevê ser feito dentro do mês de outubro. Ao longo desse processo, a ESMABAMA e a equipe de consultoria estabelecerão atividades específicas que serão conduzidas com base nas necessidades prioritárias para garantir que as necessidades da equipe sejam atendidas. Reuniões regulares serão definidas para acompanhar o progresso das atividades e garantir que as informações coletadas e sintetizadas estejam alinhadas com os objetivos da consultoria.
A associação ESMABAMA será responsável pelo suporte logístico em todos os locais onde serão realizados o assessment, isto incluirá as seguintes despesas:
a) Alojamento nas três missões de Mangunde/Barada/Estaquinha, Transporte e Alimentação para equipe contratada.
b) Alimentação nos dias úteis de trabalho para a equipe e os membros da direção de todas as cooperativas.
c) Pagamento de Honorários da equipa contratada.
Ao final da consultoria, espera-se que sejam alcançados os seguintes resultados. Onde a equipe de consultores deverá cumprir com os seguintes entregáveis:
Resultados e Os produtos ou entregáveis
1. Marca coletiva oficialmente registrada e protegida legalmente:
2. Estratégia de marketing e comunicação:
3. Aumento da visibilidade e reconhecimento dos produtos das cooperativas nos mercados locais e regionais:
4. Capacitação tecnica das cooperativas agrícolas:
5. Manual de identidade visual da marca coletiva, pronto para uso:
6. Plano de sustentabilidade e estratégia de mercado definido e aprovado:
7. Estratégias claras de mitigação de riscos:
8.Parcerias e Sinergias:
9. Perfil dos Consultores
Qualificações Académicas:
1. Consultores Principal – Especialista em Propriedade Industrial e Gestão de Marcas
Conhecimento das normas do Instituto de Propriedade Industrial (IPI) e legislação moçambicana aplicável.
2. Consultor de Marketing e Branding
Experiência Profissional:
Histórico de elaboração de relatórios técnicos e documentos oficiais para registo de marcas ou patentes:
Competências Técnicas e Profissionais:
Requisitos Linguísticos
10. Critérios de seleção dos consultores
Os consultores interessados devem apresentar:
Envio de Proposta ou Cotações:
As propostas devem ser enviadas por e-mail: candidatura@esmabama.org ou em formato físico (Bairro 3º, Ponta-Gêa; Talhão n.º 1407 a 1412, C.P. 88 – Beira, Moçambique), indicando claramente a referência da oferta: SL 23005_ consultoria para registro de marca coletiva e marketing de produtos agrícolas.
Data Limite:
As propostas ou cotações devem ser enviadas até 25 de outubro de 2025.
8. Contato para mais Informações
Telefone: +258 84 6254160 ou 86 0067679
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