A Friends in Global Health (FGH) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Director de Recursos Humanos.
Objectivo do Cargo
Responsável por todos os RH duma Organização com número muito elevado de pessoal, da elaboração, implementação e monitoramento de estratégias harmonizadas, políticas, práticas e procedimentos compartilhadas e cumpridas, garantindo padrões elevados, conformidade e melhoria contínua dos sistemas.
Tarefas
Garantir que as políticas e procedimentos de RH da Organização estejam em conformidade com toda legislação laboral relevante;
Identificar os nós de estrangulamento na ligação interna e entre as equipas, promovendo uma cultura de associação e motivação do pessoal;
Elo de ligação com os departamentos programáticos da Organização a fim de antecipar as necessidades em termos de RH e poder preparar da melhor forma sua integração nas equipas;
Recolher informação relevante para a actualização dos procedimentos e do Guidelines de RH, liderar a sua revisão, e ser ponta de lance na disseminação dos procedimentos em gerais;
Promover e criar uma rede de contactos ricos e construtivos com parceiros, tanto das ONG, bem como do sector Público e Privado;
Responsável pela elaboração e actualização devida dos organigramas nos departamentos de Suporte e outros;
Garantir a ética a nível dos RH, segundo as políticas internas e legislações moçambicanas;
Garantir a divulgação e bom entendimento, bem como a aplicação, de todas políticas em vigor na Organização, em particular no acto da indução aos candidatos recém-contratados;
Ponte de ligação com outros departamentos da Organização a fim de antecipar necessidades de RH, propor adequação dos organigramas, prevenir conflitos;
Participar em propostas salariais (e performar estudos “on request”);
Desenvolver em coordenação com o DAF uma política adequada para avaliação e motivação profissional do pessoal;
Adequar uma ferramenta a nível nacional, provincial e distrital da FGH, bem como nas Unidades Sanitárias, a fim de garantir o controlo das presenças, ausências, atrasos, etc… do pessoal, e sua repercussão no salário, férias;
Servir de elo de ligação com o departamento de assessoria legal para os casos laborais, garantindo que todos estejam devidamente encaminhados e seguidos (condutas inapropriadas, violação de políticas e normas, danificação de materiais, entre outros);
Comunicar-se regularmente e manter uma relação dinâmica e saudável com as entidades de Trabalho, Segurança Social e outras a nível nacional, provincial e distrital;
Responsável pelo cumprimento dos mapas de “esforços de trabalho”, em estreita colaboração com as Finanças da FGH;
Produção de relatórios em Português para as equipas, e Inglês para Sede ou Doador;
Participação em vários encontros a todos os níveis;
Responsável pelo seguimento dos contratos do pessoal internacional, e da sua Gestão, em coordenação com o DAF e a Sede;
Participar activamente nos processos de entrevistas;
Gestão do pessoal nacional em todas suas vertentes, aplicando a gama completa de políticas, sistemas, regras e regulamentos de RH;
Revisão de todas as descrições de tarefas da sua equipa a fim de encontrar num equilíbrio e eficiência no trabalho;
Responsável pela capacitação e formação do pessoal com o Software da Organização para RH e salários a nível provincial (PHC, Cost Point);
Participar e desenvolver uma gestão sã da comissão dos Trabalhadores, em Maputo e Quelimane.
Requisitos
Mestrado em RH ou áreas afins;
Pelo menos dez (10) anos de experiência na área de RH, liderando a nível nacional uma equipa numerosa, em Organizações ou empresas internacionais e multiculturais (de preferência ONG);
Elevada experiência na interpretação e aplicação da Lei de Trabalho;
Domínio de procedimentos de contratação de pessoal internacional;
Domínio da legislação laboral, INSS e outras;
Experiência na planificação e realização de formações, na definição de organigramas e de supervisão hierárquica;
Completamente autónomo no uso do computador nos pacotes Word, Excel, PowerPoint e algumas bases de dados. Nível de uso muito profissional;
Experiência prática larga em Software de gestão de RH (PHV, Cost Point, sistema de “Attendance sheet”);
Fluente em Inglês;
Experiência de trabalho com MITESS e Direcções de Trabalho;
Excelentes habilidades de comunicação interpessoal, escrita e oral, em Português e em Inglês. Diplomático, rigoroso, proactivo;
Capacidade de planificação, visão estratégica, definição de prioridades, para orientar sua equipa, colocar e alcançar metas, elaborar planos de trabalhos e monitorar os mesmos;