O First National Bank (FNB) pretende recrutar um (1) Gestor de Operações – Comercial.
Descrição
Gerir e fazer a supervisão eficaz de todos os aspetos operacionais, de risco e Governance na prossecução dos objetivos de negócio para o segmento Comercial e de Pequenas e Médias Empresas. Desenvolver de maneira eficaz as actividades alinhadas e integradas com vista a implementaçao o plano estratégico do departamento.
Assegurar a governança em termos de requisitos legislativos e de auditoria através da aplicação de princípios de Governança – desenvolver, monitorar, manter e garantir a conformidade dentro do negócio.
Apoiar na definição e actualização de políticas e metodologias de gestão de risco aplicáveis às operações Comerciais.
Manter actulizadas as politicas, procedimentos e processos relativos as Operações do segmento Commercial.
Identificar, reportar e mitigar riscos operacionais ao nível de produtos, processo e/ou canais dentro da unidade de negócio – Commercial.
Assegurar que o modelo operacional está orientado para a excelência no serviço, eficiência de custos e mitigação de falhas.
Impulsionar a eficiência operacional, proporcionar experiências de cliente de qualidade superior e melhorar continuamente os processos e procedimentos operacionais.
Gerir contratos de Serviço (SLA) para o negócio, em linha com os objetivos empresariais.
Melhorar a tomada de decisões de negócio através da disponibilização de informações (business intelligence) precisas e fiáveis, bem como da análise de tendências e dados.
Planear e executar campanhas dentro dos prazos estipulados.
Manter a responsabilidade operacional por toda a execução de serviços e transações do Departamento.
Participar e colaborar com as equipas IT, Operações, Risco, Compliance, Auditoria, Regulador e outras para melhor eficiencia operacional.
Estabelecer, alinhar e gerir metas e objetivos orçamentais, garantindo o controlo eficaz de custos em diversas áreas funcionais do departamento e do banco.
Desenvolver uma cultura de serviço que promova relações gratificantes, propondo inovações e capacitação aos outros de modo a prestarem um serviço excecional ao cliente.
Permitir a prestação de serviços da Unidade de Negócio através da implementação de sistemas, processos e métricas para medir os níveis de serviço e a satisfação.
Traduzir estratégias em objetivos acionáveis e executar projetos/iniciativas relevantes alinhados com os objetivos estratégicos, com medidas de desempenho específicas e sistemas de controlo para monitorizar o progresso.
Facilitar a resolução dos Findings regulamentares, de supervisão e Auditoria.
Preparar e apresentar relatórios de gestão indicando aspectos criticos e tendencias Operacionais dos varios produtos, serviços, plataformas de modo a previnir e mitigar riscos operacionais.
Ponto focal do Departamento Commercial em materia de Risco, Compliance, Auditorias, Operações.
Assegurar o funcionamento pleno do departmento, providenciando equipamentos e outros recursos de forma eficiente e eficaz.
Requisitos
Experiência e Qualificação Exigida
Licenciatura ou Mestrado em Gestão Bancária, Auditoria, Finanças ou áreas afins.
Experiência minima de 3 anos em gestão de Operações, Risco, Compliance ou controlo interno na área da banca.
Fluência em Inglês e Português.
Competências
Elevado sentido de organização, planeamento e atenção ao detalhe.
Capacidade comprovada de liderança, gestão de equipas e influência positiva.
Domínio de normas regulatórias locais (Banco de Moçambique) e boas práticas internacionais de GRC.
Facilidade de comunicação, espírito crítico e compromisso com resultados sustentáveis.