A FHI360 pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Oficial Sénior de Gestão de Dados.
Principais Funções
Trabalhar em colaboração com o Especialista em M&A, na gestão técnica das actividades das empresas subcontratadas para o desenvolvimento ou reajuste de sistemas de gestão de dados;
Trabalhar em colaboração com o Especialista de M&A, e outros Oficiais Seniores de M&A, e os Oficiais Regionais de M&A da FHI360 na orientação e implementação dos requisitos para a prestação de contas à USAID, FHI360 e ao Governo de Moçambique;
Mensalmente coordenar com as equipas de campo (Oficiais Regionais/Provinciais de M&A), para assegurar que todos os dados existentes nas OCBs sejam introduzidos nas bases de dados dentro dos prazos estabelecidos para o efeito;
Assegurar que todos os relatórios gerados a nível nacional sejam alinhados com os dados reais existentes na OCB;
Mensalmente, apoiar à equipa do projecto, na agregação e análise de dados para avaliações periódicas do desempenho das OCBs;
Apoiar o Especialista de M&A em assegurar que o COVida esteja a implementar de forma eficaz o seu PMP, principalmente no seguimento das definições dos principais indicadores estabelecidos pelo PEPFAR/USAID;
Desenhar códigos de agregação (queries) para responder as várias necessidades de análise adicional dos dados, e que estejam alinhados às definições dos indicadores do PEPFAR;
Identificar necessidades de e prover capacitação à equipa de M&A, aos Oficiais Técnicos Nacionais e Provinciais, e às OCBs para uso da base de dados para as diversas finalidades, incluindo entrada de dados, geração de relatórios, melhoria de qualidade de dados, e uso de dados para tomada de decisões;
Apoiar o projecto na realização de auditorias internas e externas de qualidade de dados, bem como na implementação dos planos de melhoria de qualidade de dados que daí resultarem;
Liderar o processo de desenvolvimento de uma plataforma de visualização rápida de dados (Dashboard), utilizando as plataformas mais indicadas para o efeito, e garantir a sua actualização regular;
Estabelecer mecanismos para que o MGAS tenha acesso aos resultados do projecto, criando ligação entre os sistemas do COVida, e os sistemas existentes ao nível do Ministério.
Requisitos
Licenciatura ou Mestrado em Programação Informática;
Experiência mínima de cinco (5) anos em desenvolvimento (incluindo programação) de bases de dados funcionais, eficazes, eficientes e de fácil uso, para projectos da área de saúde;
Experiência demonstrada na programação em informática, utilizando as diversas linguagens existentes, incluindo o MS SQL;
Capacidade de descrever como os elementos de um sistema de M&A se encaixam e como cada elemento contribui para o todo;
Experiência demonstrada na realização de análises estatísticas, que permitam à equipa de gestão do projecto aos vários níveis, identificar lacunas no desempenho, e oportunidades para melhoria;
Experiência de trabalho em projectos ligados a HIV/SIDA será uma vantagem;
Experiência comprovada de participação em exercícios de avaliação e melhoria de qualidade de dados;
Orientado para detalhes, consistente, persistente, dedicado a garantir excelente qualidade de dados.