A Engenharia Sem Fronteiras (ESF) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Técnico Médio em Hidráulica e Gestão de Recursos Hídricos (M/F).
Engenharia Sem Fronteiras (ESF) é uma Organização Não Governamental de Desenvolvimento constituída no ano1991 e que trabalha em Moçambique desde o ano 2006. Atualmente está-se a desenvolver o projecto Melhoria da segurança alimentar e do Direito Humano à Água e ao Saneamento da população de Inhambane, através do empoderamento das mulheres rurais.
As linhas que tem sido trabalhadasnas nossas ações são infraestrutura de água e saneamento, promoção da higiene, soberania alimentar, igualdade de gênero e fortalecimento institucional na Província de Inhambane em geral e no Distrito de Funhalouro em particular.
A ESF está a precisar dum (a) especialista em Água, Saneamento e Higiene (ASH) dentro do marco do projeto de cooperaçãodesenvolvido atualmente.
O projeto tem dois eixos de intervenção:
A metodologia que tem sido utilizada na promoção da igualdade de gênero e a seguinte:
A metodologia que tem sido utilizada para a gestão dos recursos hídricose a produção agrícolanas comunidades é a seguinte:
O CdA é um grupo de homens e mulheres da comunidade, onde as mulheres devem compor um mínimo de 40% de presença dentro do CdA e pelo menos uma delas em posição de liderança) que tem a responsabilidade de gerir o funcionamento e manutenção da fonte de água, recolher contribuições económicas dos usuários, prestações de contas, sensibilização à comunidade em termos de higiene e saúde e fazer encontros periódicos para o bom funcionamento do próprio CdA e da fonte de água.
As promotoras/es agropecuários são membros da comunidade que foram formados para melhorar as práticas agropecuárias otimizando o uso dos recursos disponíveis, concretamente as práticas tradicionais para lutar contra as pragas, conservação de sementes, agricultura de conservação, optimização no uso das zonas baixas, acompanhamento e assessoramento dos(as) camponeses(as) para preparação do terreno e conservação do excedente. Na componente pecuária, manipulação de alimentos, reprodução e higiene dos recém-nascidos.
Imprescindíveis
Valoráveis
Nota: As pessoas pre-selecionadas serão contatadas para uma entrevista pessoal na cidade de Inhambane depois de ter fechado o processo de analise das candidaturas.
Duração: O(A) Técnico/a Médio/a em Hidráulica e Gestão de Recursos Hídricos temdisponibilidade para começar no mês dejaneiro de 2024 e o contrato tem duração de 1 ano, com período probatório de 3 meses.
Depende de: Coordenadora de ESF em Inhambane.
Supervisiona: A equipa técnica do projecto.