Advertisements
Este anúncio expirou e pode não ser mais relevante.
10 ago 2017

AutónomoConsultor Sénior em Sistemas de Informação

Dream Comunitá di Sant’ Egidio – Publicado por Dream Maputo, Cidade de Maputo, Moçambique


Descrição da Vaga de Emprego

Endereço: Av. 24 de Julho, n.º 7, 5º andar D – Maputo

Email: [email protected]

Validade: 14/08/2017

Dream Comunitá di Sant’ Egidio pretende recrutar um (1) Consultor Sénior em Sistemas de Informação para a implementação de electronic-patient-interface baseado na aplicação DREAM software.

Finalidade: Consultoria individual para apoiar a Direcção de Planificação e Cooperação (DPC) do Ministério da Saúde (MISAU) no desenvolvimento de instrumentos electrónicos para o seguimento dos pacientes.

1. Enquadramento

Apesar  dos  grandes  avanços  verificados  em  relação   a implementação do TARV e do PTV ao longo dos últimos anos através da expansão  de  unidades  sanitárias  a  oferecer  o   TARV e Opção   B+ bem como a recém implementada abordagem de Test & Treat o Sistema Nacional de Saúde (SNS) continua a enfrentar grandes desafios e constrangimentos como a   baixa   retenção   aos   cuidados   de   SMI/PTV,   baixa  adesão  e  retenção  do  par  mãe  e  filho  na  CCR  até  o  diagnóstico  final  da  criança,  podem   ter   impacto   negativo   no   alcance  das  metas  desejadas  para  a  Eliminação  da  Transmissão   Vertical   e   no   controle   da  epidemia  do  HIV  no  País assim como a retenção e adesão ao TARV.

A presente consultoria insere-se no quadro do Programa de Reforço dos serviços de tratamentos de HIV PMTCT e Pediátrico em Moçambique, implementado através da parceria Fundo das Nações Unidas para a (UNICEF), Comunità di S.Egidio ACAP Onlus (CSE) e Ministério da Saúde da República de Moçambique (MISAU). O presente Programa estará focalizado no treinamento, melhoria da retenção, gestão e monitoria electrônica de serviços e implementará a nova estratégia nacional Test & Treat em sete (7) unidades sanitárias, nomeadamente:

  1. Manga Chingussura (Província de Sofala)
  2. Mangunde (Província de Sofala)
  3. Estaquinha (Província de Sofala)
  4. Chokwe (Província de Gaza)
  5. Chalucuane (Província de Gaza)
  6. Matola (Província de Maputo)
  7. Machava (Província de Maputo)

O apoio terá duração de dois (2) anos e será baseado na longa experiência do DREAM da CSE em Moçambique e será partilhado nos diferentes níveis (comunitário, unidade sanitária, provincial e central) pretendendo a superação de desafios visando o melhoramento dos serviços prestados aos pacientes.

O principal objectivo deste apoio será de aumentar a cobertura e retenção nos serviços de PMTCT e tratamento HIV para mulheres grávidas, crianças e adolescentes.

Os resultados esperados do Programa serão:

  • Reforço da capacidade de Implementação do novo protocolo de tratamento de HIV do MISAU – Test & Treat – em sete (7) unidades sanitárias reflectindo as boas práticas na prestação de serviços de saúde do DREAM (abordagem integrada, compreensiva e familiar). *
  • Melhoria da adesão e retenção no serviço PMTCT e tratamento HIV para crianças segundo a estratégia nacional de comunicação em sete (7) unidades sanitárias.
  • Protótipo desenvolvido e adoptado para uso com base na aplicação DREAM software adaptada para o novo protocolo Test & Treat como modelo para o Sistema Electrónico para o Seguimento de Pacientes (electronic-patient-interface) do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
  • Documentar lições aprendidas com base na analise de informação existente na base de dados da CSE para apoiar nas politicas e estratégias do MISAU.

2. Objectivos da Consultoria

O objectivo geral desta consultoria é a advocacia e suporte técnico para a transferência de conhecimentos e experiência, através da participação no grupo técnico, no processo de desenvolvimento da plataforma electrónica com base em algumas das funcionalidades da aplicação DREAM software a serem adaptadas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Moçambique.

Os objectivos específicos da presente consultoria são:

  • Suporte técnico ao grupo técnico, sob liderança do MISAU, em sistemas de informação para o desenvolvimento do POC  Sistema Electrónico para o Seguimento de Pacientes (electronic-patient-interface) do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Moçambique com base em algumas funcionalidades da aplicação DREAM software. *
  • Participar e fortalecer as contribuições dos grupos técnicos de trabalho para o POC do SNS, e partilhar relatórios de progresso periodicamente.
  • Documentar lições aprendidas com base na análise de informação existente na base de dados da CSE.

Metodologia e abordagem técnica:

 Sob a orientação e coordenação geral de CSE em coordenação com os especialistas de saúde e HIV do UNICEF, o consultor irá trabalhar em estreita colaboração com as suas contrapartes relevantes do governo a nível nacional e provincial, isto é, DPC/MISAU e membro do grupo técnico de EPTS, DPS nas províncias de implementação da CSE e os parceiros envolvidos neste processo (Universidade de CSF, MSF, e outros)  e outras agências da ONU, em particular a ONUSIDA, os parceiros do PEPFAR (CDC, USAID e Parceiros clínicos) no processo de desenvolvimento de EPTS.

O consultor responderá e prestará contas conforme o estabelecido pelo grupo técnico de EPTS liderado pelo DPC/MISAU e/ou nos cronogramas e calendários acordados. O consultor também será convidado a apresentar relatórios e a partilhar toda a documentação relevante no decurso deste processo com os membros do Grupo de Trabalho interno e especialista do HIV na UNICEF, em coordenação com o supervisor da consultoria.

A monitoria do trabalho do consultor será feita em coordenação do DPC e do UNICEF através de encontros periódicos a serem agendados com base no cronograma de trabalho e dos produtos esperados. A contratação e orientação será feita pela CSE.

Sob a coordenação e orientação de especialista de HIV e saúde da UNICEF em coordenação com CSE, o consultor irá colaborar com os departamentos relevantes (HIV, PTV e TARV) do MISAU para a documentação das lições aprendidas ao longo dos anos de implementação dos programas pela CSE que podem influenciar as politicas e estratégias em curso incluindo a retenção dos serviços de HIV/PTV. Também se espera que o consultor Sénior colabore e monitore o trabalho dos Consultores de nível médio, de modo a garantir a coerência e a consistência do apoio para a melhoria da qualidade de serviços de HIV e transferência de competências nas US de intervenção.

3. Descrição Sumária das Tarefas a Desenvolver

Tarefa i. Elaborar o plano e cronograma de trabalho para o apoio e desenvolvimento do protótipo a ser adaptado pelo MISAU

Tarefa ii. Prover toda informação necessária sobre a aplicação DREAM software e de Sistemas de Informação ao MISAU através do grupo técnicos de trabalho sobre POC (Sistema Electrónico para o Seguimento de Pacientes).

Tarefa iii. Participar no GT de EPTS contribuindo e promovendo o uso das melhores práticas em tecnologias e sistemas de informação na adopção de algumas funcionalidades da aplicação DREAM software como contribuição ao POC do SNS.

Tarefa iv. Documentar todos encontros, realizações e elaborar relatórios mensais e anuais de progresso das actividades do POC do SNS.

Tarefa v. Elaborar o protocolo e instrumentos para recolha, análise de dados e o relatório da documentação das lições aprendidas com base nos dados existentes no CSE e o relatório final e apresentação para disseminação.

4. Resultados Esperados e Cronograma

Introdução à missão, familiarização com o contexto e a informação, reuniões introdutórias com os principais parceiros e intervenientes. Desenvolvimento do Plano de trabalho e cronograma de trabalho dos produtos esperados (prazo TBC).

Proposta de protótipo da interface do EPTS a ser apresentado nos encontros do grupo técnico (Prazo TBC).

  • Protocolo instrumentos e cronograma para a documentação das lições aprendidas, relatório e apresentação final (Prazo TBC).
  • Apresentação e discussão dos relatórios semestrais e anuais das actividades (Mensais /Semestral e anuais)
  • Entrega de relatórios mensais de progresso das actividades até o dia 05 de cada mês.
  • Entrega e discussão do primeiro relatório anual (até 28 de Julho de 2018).
  • Entrega e discussão do segundo relatório final das actividades.

5. Aspectos Institucionais e Logísticos (Gestão e Supervisão)

  • O consultor Sénior irá reportar os progressos do trabalho de consultoria, resultados quotidianos e finais ao representante da CSE para o Programa.*
  • Para o alcance dos objectivos da presente consultoria, o consultor Sénior irá coordenar as actividades dos consultores clínicos do Programa.*
  • É esperado que o/a consultor/a estabeleça contactos institucionais com dirigentes e pessoal técnico do Ministério da Saúde e seus parceiros bem como instituições afins que se designarem necessárias para a execução da presente consultoria.*
  • O Programa responsabilizar-se-á por organizar as condições de trabalho, equipamentos e materiais que se designarem necessários para a execução da presente consultoria.*
  • A supervisão do consultor será feita pela CSE e prestará contas ao especialista de HIV e saúde do UNICEF em coordenação com o DPC/MISAU.

6. Duração do trabalho

Este trabalho será executado em dois (2) anos, com início a 01 de Setembro de 2017.

7. Local de realização

A consultoria será desenvolvida em autonomia pelo consultor, com reuniões regulares com a equipa do Programa e parceiros em Moçambique.

8. Competências e Experiência Requeridas

  • Formação de nível equivalente a licenciatura ou superior, na área de Tecnologias de Informação, Engenharia Informática ou Electrónica;*
  • Domínio de tecnologias de informação em particular para bases de dados, linguagens de desenvolvimento e infraestruturas computacionais em ambientes com recursos reduzidos.*
  • Experiência mínima de 5 anos de trabalho com Sistemas Electrónicos de Seguimento de Pacientes;*
  • Experiência na elaboração e implementação de sistemas de informação, preferencialmente no sector da saúde em Moçambique;*
  • Experiência em colaboração com o Ministério da Saúde e parceiros em sistemas de informação para saúde.*
  • Boas competências interpessoais e capacidade para mediar grupos de discussão;*
  • Excelente conhecimento de Português falado e escrito.*
  • Preferência por consultores nacionais, embora consultores internacionais serão igualmente considerados caso não existam candidaturas nacionais que preencham os requisitos.
Advertisements

SIGA-NOS


Instruções de Candidatura

CandidaturasData limite para concorrer: 14 de Agosto 2017Data provável de início da consultoria: 1 de Setembro 2017Duração da consultoria: dois (2) anosLocal da consultoria: Maputo, MoçambiqueLíngua exigida: Inglês e PortuguêsAs candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 14 de Agosto de 2017, 16H00 (hora de Maputo) para [email protected] ou entregues no escritório da CSE sito na Av. 24 de Julho, n.º 7, 5º andar D, com referência “Consultor Sénior em Sistemas de Informação para a implementação de electronic-patient-interface baseado na aplicação DREAM software” e incluindo os seguintes elementos:
  • Carta de confirmação de interesse e disponibilidade (anexo);
  • Currículo pessoal (anexo), indicando experiência profissional prévia em funções similares, qualificações académicas, contactos pessoais e três referências profissionais;
 
Digite seu email

Tags: Software. Níveis: Nível Superior. Locais: Maputo. Áreas: Vagas para Consultores. Empresa: Dream Comunitá di Sant' Egidio. Categorias de Vagas: Consultoria. Tipo de Vaga: Autónomo. Etiquetas: Sistemas de Informação.

Candidatar-se a esta vaga