Advertisements

5 Sinais de Que Você Precisa de um Novo Emprego

Enviada por | março 13, 2017 | Carreira, Mudança de Carreira

Quem não conhece alguém que trabalhou no mesmo lugar durante anos, mas queixava-se diariamente? Você aceitou um trabalho insatisfatório por pensar que trabalho é trabalho e não necessita ser agradável? O fato é que muitas pessoas estão presas em trabalhos maus e/ou têm progredido complacentes, não sabem que existem melhores opções lá fora, ou simplesmente não conhecem os sinais de alerta.

Aqui estão alguns sinais de que é hora de procurar pastagens mais verdes:

1. Você detesta ir ao trabalho

A forma como você se sente quando é hora de ir para o seu trabalho diariamente diz muito sobre sua afinidade com o trabalho. Você acorda de manhã com receio de sair de sua casa para o serviço? Mesmo que não se espere que você saia da cama cheio de emoção a cada segunda-feira de manhã, sentir-se constantemente desmotivado em relação ao trabalho é um sinal significativo de que você está no lugar errado.

2. Você não sente prazer com suas responsabilidades diárias

Nenhum trabalho é só diversão todos os dias, mas você deve encontrar algum prazer nas suas responsabilidades diárias. Examinar os deveres típicos do seu trabalho é importante para avaliar se há ou não um bom casamento. As coisas que você faz diariamente devem encaixar com seus pontos fortes, que são as coisas que você gosta de fazer e fazer bem. Por exemplo, se você sente-se mais feliz trabalhando fora e comunicando com as pessoas, você provavelmente não será feliz trabalhando com números e planilhas o dia todo.

3. Você está desconfortável com a cultura e ambiente da empresa

Algumas pessoas ignoram a importância da cultura no local de trabalho, que na verdade pode ter um efeito dramático na sua felicidade e sucesso global. Você precisa se questionar se você se sente confortável com os valores da organização. Eles estão alinhados com o seus próprios valores? Além disso, o ambiente de trabalho pode ser outro factor importante para determinar se um trabalho é aquele que atende às suas necessidades. Por exemplo, se você ama passar muito tempo ao ar livre, você pôde não sentir-se bem ao ter que sentar atrás de uma mesa num ambiente fechado.

4. Seu relacionamento com seu chefe é turbulento

Problemas com o patrão ou chefe são as razões mais comuns que os profissionais dão para deixar os seus empregos, uma vez que a relação empregado/empregador é fundamental para a satisfação geral no trabalho.

Determine o que seria um relacionamento ideal com seu chefe para que você possa tomar a iniciativa de ajudar a criá-lo. Por exemplo, você gosta de alguém que trabalha perto constantemente você prefere trabalhar para alguém que lhe dá total liberdade? Só depois de determinar qual é o seu chefe ideal você pode fazer uma avaliação.

5. Você não vê nenhuma oportunidade de progresso da carreira

Se sua empresa não dá uma importância à formação profissional e desenvolvimento profissional dos trabalhadores, isso deve levantar algumas preocupações. Da mesma forma, se você está preso na mesma posição há anos e tem o desejo de crescer, mas não tem a oportunidade de fazê-lo, você pode querer reavaliar sua situação.

Enquanto que estes cinco factores podem ser indicadores de um trabalho insatisfatório, você não deve usá-los como uma desculpa para abandonar o emprego sem antes tomar alguma iniciativa para mudar sua situação actual. Por exemplo, se você sentir que não tem recebido oportunidades para crescer, busque proactivamente essas oportunidades conversando com seu chefe ou consultando os recursos humanos. Se você sente que não se enquadra na cultura, avalie se fez ou não algum esforço.

Você precisa perguntar a si mesmo: Eu fiz tudo o que posso para poder avançar e aprimorar minha carreira aqui? Faça o que estiver ao seu alcance para fazer a diferença. Se você ainda sentir-se insatisfeito, o trabalho provavelmente não é mesmo para você. E, embora possa ser hora de procurar algo novo, seu trabalho actual ainda é seu – use o que aprendeu para fazer melhores escolhas no futuro.

Advertisements

SIGA-NOS


COMENTE E DEIXE SUAS DÚVIDAS

Olá leitor, o meu nome é Matope José. Obrigado por ler este artigo, espero ter ajudado. Por favor partilhe a sua opinião sobre este tema e as dificuldades tem tido, fale um pouco da sua experiência com casos similares. Caso tenha alguma dúvida ou deseja que eu produza um artigo ou vídeo sobre um assunto específico, também pode sugerir no campo de comentários, que certamente irei responder. Bem vindo e não saia sem deixar algumas palavras, este espaço é seu. Obrigado!

2 Comentários para “5 Sinais de Que Você Precisa de um Novo Emprego”

  1. Comment made by Domingos Salvador Uacitela on mar 16th 2017 at 11:40 am:

    Viva!
    Com muito gosto tenho lido as digas que o vosso site publica. De facto para quem ingressou-se no trabalho sem nenhuma orientação de alguém experiente mas apenas porque o trabalho dignifica o homem a medida que vai se informando, formando-se e adquirindo outras competências que as vezes sao ignoradas de quem e de direito, isso ofusca toda vontade e brilho profissional.
    Continuem oferecendo essas digas maravilhosas que alimentam a esperanca de que dias melhores virao.

    Bom trabalho.

  2. Comment made by Edson on jun 8th 2017 at 8:12 pm:

    Achei todos os pontos reflectirem a realidade…
    Gostei de ler,é muito interessante pois tudo é real, é o que acontece!!!

Este conteúdo não recebe comentários.