Advertisements

Como Procurar Emprego Online – O Guia

Enviada por | março 6, 2017 | Candidatura, Carreira, Mudança de Carreira

Por onde começar na sua jornada à procura de trabalho?

A maioria das pessoas começa pelos grande sites de vagas de emprego. Você não pode e não deve ignorar esses sites, especialmente se você pretende trabalhar para um grande empregador. No entanto, eles são muito menos importantes do que costumavam ser, então não invista todo seu tempo navegando apenas nos grandes sites de emprego.

Limitar sua busca por trabalho apenas aos sites de emprego online não é uma ideia muito eficaz, embora possa parecer muito produtiva, normalmente não é a melhor maneira de encontrar um emprego. O Networking é a melhor maneira de encontrar um emprego, porque os empregadores preferem encontrar novos colaboradores seguindo as sugestões (referências) dos funcionários e pessoas próximas.

Decida o que quer e foque-se!

Há grandes chances de você estar a perder muito tempo pelo simples facto de não ter definido exactamente o que procura. Sim!

Se você não sabe que trabalho você quer, começar a procurar por emprego sem ter uma posição ou área específica definida é como entrar no carro para ir “para algum lugar qualquer”, sem saber por que ou onde você quer ir. Ou como ir ao supermercado “para comprar algo” ou num buffet pedir “algo para comer.”

O facto é que você não vai conseguir o que precisa sem saber o que é.

As 10 principais fontes de emprego

Assumindo que você saiba o que você quer fazer e onde você quer fazê-lo, você poderá encontrar milhares de anúncios de emprego publicados online. Se você está nesta busca já a alguns anos, é hora de mudar de estratégia e seguir este guia começando do nº 1.

1. Networking

A maior parte ignora esta dica, mas a o networking é a forma mais rápida e eficaz para se conseguir um novo emprego.

Muitas vezes a ideia de networking remete apenas à ideia de participar de workshops, feiras, seminários, etc! Na verdade, networking significa também manter contacto com as pessoas que você conhece e abrir-se para conhecer novas pessoas, não necessariamente num nível profissional.

Você tem 5 vezes mais chances de ser contratado se tiver sido sugerido por um trabalhador da empresa do que teria se se candidatasse sem conhecer ninguém.

Os empregadores realmente preferem contratar um pessoa que é conhecida pelo pessoal interno do que um completo estranho.

2. O website do empregador

Visitar sites seus empregadores-alvo e encontrar os trabalhos publicados há uma clara opção. Muitas vezes, você vai encontrar um link para “Jobs atual” na página inicial. Às vezes, o link para postagens de emprego é rotulado de “Carreira”. Enquanto você estiver no site do empregador, você pode ser capaz de se inscrever para ter novos postos de trabalho que lhe foram enviados.

Confira sites das entidades patronais para que você está familiarizado com o que eles fazem (produtos, serviços, gestão sênior, localizações, etc.), e usar essa informação de recolher em suas interações com o empregador.

3. Agregadores e Grupos de Emprego

Os agregadores de anúncios de emprego como Indeed e Net Empregos podem ser bastante úteis e práticos na hora de procurar oportunidades de emprego. Estes portais recolhem e agregam ofertas de emprego dos sites dos vários empregadores, jornais, publicações, agências de emprego e muitos anúncios publicados por recrutadores directo nos portais. Você tem um local onde poderá encontrar várias oportunidades de emprego de várias origens reunidas.

4. LinkedIn

O LinkedIn é actualmente a mais poderosa e eficaz rede social profissional que existente. Neste site você encontrará inúmeras oportunidades de trabalho todos os dias publicadas tanto por empresas, quanto por recrutadores.

Para além disso, o LinkedIn é um dos melhores espaços na internet para conectar-se com pessoas que trabalham com os seus empregadores alvo. É um excelente espaço também para você seguir empresas e influencers, afim de manter-se actualizado sobre o que acontece em sua volta.

5. Redes Sociais

Além do LinkedIn, é possível encontrar oportunidades de emprego por meio do Twitter e Facebook. No Twitter, siga as contas das suas empresas alvo. Muitos empregadores também têm páginas no Facebook para marketing e, muitas vezes, também para o recrutamento então se você não está presente nestas redes socias, então é hora de começar a pensar seriamente no assunto, porque é uma oportunidade a menos.

6. Plataformas de Emprego

Os sites de ofertas de emprego são muito populares entre os que desejam encontrar emprego rápido. Em Moçambique viste o MMO Emprego, em Angola viste o Jobartis, em Portugal visite o Sapo Emprego e no Brasil visite o Infojobs. É claro que existem outros bons sites de emprego nesses países, então reserve tempo para explorar um pouco mais.

7. Os recrutadores, caça-talentos e agências de emprego

Recrutadores são como agentes do trânsito ou árbitros no processo de contratação de pessoas. Eles podem ajudar-lo ou prejudica-lo. A coisa importante a lembrar é que eles não trabalham para si, eles trabalham para o empregador.

8. Anúncios classificados

Os anúncios classificados online, especialmente em sites como OLX, podem ser eficazes para a procura de emprego, especialmente para trabalhos pequenos, como trabalhos domésticos, babá, jardineiro, etc, por serem muito simples de se usar e normalmente o próprio empregador é quem publica os anúncios. O único apelo é que você tome cuidado, pois , pelo facto dos custos de publicação serem extremamente baixos ou inexistentes há sempre grandes quantidades de fraude.

9. Associações e grupos de estudantes

Associações e grupos de alunos da escola ou faculdade são muito eficazes como parte do processo de networking, e não são raras as vezes que aparecem oportunidades de trabalho para os seus membros.

10. Google

Google tem muitos talentos escondidos além de excelentes ferramentas para encontrar anúncios de emprego, bem como ajudá-lo com sua busca de trabalho em muitas outras maneiras.

Estas foram as 10 principais fontes de oportunidades de emprego organizadas por probabilidade de sucesso e número de ofertas disponíveis. Agora é hora de você começar a fazer sua parte.

Muita cautela…

Sempre que você explorar ofertas de emprego na internet, tenha em mente que existem em todo o lado muitos golpes a serem publicados em todas as fontes anúncio de emprego. Então, você precisa ser relativamente cauteloso e céptico quando à candidatura a vagas publicadas online.

Se você tem um emprego actualmente, certifique-se de manter discreta a sua busca por emprego, evitando o risco de ser demitido.

Lembre-se – não importa o site que você esteja a visitar, certifique-se de proteger a sua privacidade, atente para fraudes!

Advertisements

SIGA-NOS


COMENTE E DEIXE SUAS DÚVIDAS

Olá leitor, o meu nome é Matope José. Obrigado por ler este artigo, espero ter ajudado. Por favor partilhe a sua opinião sobre este tema e as dificuldades tem tido, fale um pouco da sua experiência com casos similares. Caso tenha alguma dúvida ou deseja que eu produza um artigo ou vídeo sobre um assunto específico, também pode sugerir no campo de comentários, que certamente irei responder. Bem vindo e não saia sem deixar algumas palavras, este espaço é seu. Obrigado!