8 Erros Por Evitar ao Pedir um Aumento Salarial

Olá amigos,  este artigo vem responder àquela pergunta que muitos dos leitores têm feito constantemente: Acabaram as aulas? O blog foi abandonado? Ficamos apenas com vagas? O facto de eu estar aqui com um novo artigo já dispensa uma resposta.

8 Erros Por Evitar ao Pedir um Aumento Salarial

Está a pensar em pedir um aumento? Óptimo, mas antes de fazer isso, conheça algumas técnicas de negociação de aumento salarial que farão toda a diferença no processo.

  • Não compare o seu salário com o dos seus colegas. Claro, não é justo que um certo colega de trabalho receba mais, mesmo que ambos tenham as mesmas qualificações e tarefas, mas nem por isso você tornará isso num  “ele disse, ela disse”. Antes de mais nada organize os factos, trazer à tona o salário do seu colega irá colocar o seu chefe numa posição desconfortável.
  • Não torne isso pessoal. A razão para o seu aumento será profissional, tenha isso em mente quando você for fazer o pedido. As propinas da faculdade podem estar a sufoca-la ou talvez o seu marido recentemente perdeu o emprego e você está aflita com as contas, é uma pena, mas não será isso que lhe dará um aumento. O que você precisa fazer é escrever uma lista com as suas vitórias no trabalho e que demonstrem que você merece o aumento de salário.
  • Não se emocione. Se as coisas não correrem bem ou se você sentir que seu empregador não que colaborar, não se emocione. A reacção que você tem nos momentos de emoção tendem a ser mais intensas do que quando se reserva um tempo para reflectir. Segure-se e não deixe seu chefe ver que você está chateado. Em vez disso, tire algum tempo para pensar e elaborar cuidadosamente o seu próximo movimento.
  • Não seja negativo. Não comece a reclamar ou lamentar sobre quão injusto o seu salário é. Em vez disso, faça uma abordagem mais positiva e mostre o seu chefe por que você acha que merece mais. Ser assertivo vai ajuda-lo a ganhar o respeito do seu gerente.
  • Não vá despreparado. Antes de ter essa conversa com seu chefe, certifique-se de que você sabe bem o que vai fazer. Faça uma pesquisa para entender o que seria razoável apontar na sua lista de realizações, de modo que você não esqueça de nenhum detalhe.
  • Não responda imediatamente se não tiver certeza. Se o seu chefe lhe oferecer uma alternativa ao aumento pedido, e você ficar com alguma dúvida sobre a proposta, não concorde imediatamente. Em vez disso, pergunte se é possível levar algum tempo para pensar sobre o assunto e voltar com uma resposta em breve.
  • Não seja inflexível. Se a sua empresa não tem os recursos ou o orçamento para lhe dar o aumento que você quer no momento, podem haver outros acordos possíveis de serem feitos com o seu chefe no mesmo período. Você pode até mesmo pedir mais formação ou algo do género.
  • Não dê ultimatos. Pessoas não respondem muito bem a ameaças e seu gerente não ficará muito feliz se você lhe der um ultimato. Caso hajam outras oportunidades de emprego, não crie um mau estar desnecessário – apenas graciosamente siga em frente se houverem maiores chances de avançar noutro lugar.

Thats all folks. Até ao próximo artigo!

Bom trabalho.

Advertisements