Como encontrar emprego mesmo sem experiência

Trabalhar sem experiência é possível!

Qualquer recém-formado sabe (ou deve saber) muito bem dos desafios que irá enfrentar na sua busca por um bom emprego a tempo inteiro, que corresponda às suas competências e habilidades. Esta tarefa é ainda mais difícil para os estudantes sem experiência de trabalho. Muitos estudantes universitários procuram estágios não remunerados justamente para adquirirem experiência suficiente para um trabalho sério. Há muitas maneiras conseguir um estágio – remunerado e não remunerado – durante o período na faculdade. Mas o que dizer dos recém-formados que não tiveram oportunidades estágios? Como você pode encontrar um trabalho quando você não tem experiência?

Dicas:

1. Aproveite as habilidades que você adquiriu na sala de aulas

Se você era especialista nas aulas de inglês ou qualquer outra área onde você não adquiriu habilidades para realizar trabalho “duro”, não se preocupe. Se você concluiu uma licenciatura ou outro nível, então possui habilidades que talvez nem sequer percebeu, como pensamento crítico, comunicação, falar em público, e muito mais. Sempre que candidatar-se a qualquer trabalho, liste essas habilidades.

2. Seja voluntário enquanto continua sua busca por trabalho

A maioria das organizações sem fins lucrativos, aceitam voluntários de bom grado. Nancy Wood, uma colega de caminhada muito experiente no assunto, disse num artigo:

Quando eu formei na faculdade, para preencher o vazio de tempo que havia enquanto eu procurava emprego, eu ofereci meu trabalho a um hospital e um centro de alfabetização de adultos local. Enquanto eu usava essas oportunidades de voluntariado para me enriquecer e ajudar os outros, eles também acabaram me ajudando a encontrar emprego mais tarde.

Como encontrar emprego mesmo sem experiência
Como encontrar emprego mesmo sem experiência (Foto: BET)

3. Faça trabalhos freelance que podem ajudar a preencher o vazio do seu currículo

O facto de você não conseguir encontrar emprego em tempo integral não significa que não pode ganhar dinheiro – e obter alguma experiência séria de trabalho. O mundo está cada vez mais a transformar-se num cenário económico de freelancers, então porque não ir com tudo? São inúmeras as vezes que trabalhei com empresas nacionais e  internacionais interessadas em Moçambique, embora tenham sido todas temporárias, estas experiências são de grande peso no meu CV.

Eu não me lembro de ter ido a uma entrevista de emprego em toda a minha vida, mas nem por isso deixei de trabalhar. Precisa compreender que há várias formas de vender o seu conhecimento e nem todas elas passam por sair à procura de emprego. Visite o meu website para aprender formas alternativas e seguras de ganhar dinheirowww.matopejose.com.

4. Educação ainda é a chave

Se você não consegue o emprego certo depois de deixar a escola, a sua melhor aposta pode ser a de voltar e continuar os seus estudos. Bons cargos – que não exigem experiência são geralmente direccionados a pessoas com boa formação, por isso, se for até ao máximo que puder na sua formação, você vai deixar de aceitar empregos por conveniência e o empregador não vai considerar muito importante a sua falta de experiência, pois você possui um grau avançado que só pôde ser atingido com esforço.

Como pudemos ver neste artigo, não há nenhuma razão para que a falta de experiência possa impedi-lo de conseguir o emprego dos seus sonhos. Mesmo que as empresas estejam a exigir experiência que você acha que não tem, elas estarão mais do que dispostas a considerar a sua escolaridade como a experiência que eles buscam.