Como fazer limpeza nas redes sociais antes de procurar emprego

Se você publica muitas fotos comprometedoras ou material constrangedor nas suas redes sociais favoritas, é possível que esteja a apartar várias oportunidades de emprego.

Ao mesmo tempo, que um perfil demasiado limpo pode realmente não gerar interesse de recrutadores de determinadas indústrias. É crucial saber quando desinfestar sua presença nas redes sociais e quando deixá-la como está.

Quando deve fazer uma limpeza no seu perfil?

Se você aparece marcado em algumas fotos questionáveis ​​ou publica/partilha conteúdo controverso, como queixar-se sobre o empregador ou stress, o empregador pode questionar se você possui o perfil de alguém com habilidades de resolver de problemas, lidar com a pressão e liderar em momentos de stress.

Se você pretende trabalhar em áreas em que as questões acima mencionadas bem como boas relações públicas, imparcialidade e recato contam, adapte o seu perfil a essas culturas, limpe o que possa lhe prejudicar.

Quando devo deixar o meu perfil nas redes sociais como está?

Um perfil sem uma foto sua pode sugerir que você fez uma limpeza rápida para livrar-se raspado de conteúdo comprometedor, por mais que você prese pela sua privacidade, pelo menos uma foto de perfil você deve ter, não há motivo para remove-la a não ser que seja mesmo inapropriada. É possível que alguns recrutadores imaginem que um perfil limpo, sem conexões e outro conteúdo indique que a pessoa não valoriza relacionamentos, o que pode prejudicar o trabalho em equipa.

Se você estiver a candidatar-se a vagas em empresas que buscam criatividade ou arte, certifique-se de que seu perfil reflicta seus gostos pessoais nessa área. Agora, uma foto em que você está num casamento com amigos, segurando uma taça de champanhe, não é um problema. Um vídeo em que você aparece dançando quadradinho deve ser apagado.

Na prática…

Antes de se candidatar a uma vaga de emprego, reveja seus perfis nas redes sociais e tenha em mente as seguintes dicas:

Use as configurações de privacidade, mas lembre-se de que elas não são perfeitas. A melhor forma de você sentir-se seguro é nunca publicar uma foto que você não quer que seu futuro empregador veja. As redes sociais mudam suas configurações de privacidade com frequência e suas fotos supostamente privadas podem acabar lhe constrangendo.

Saiba o que pode ser considerado inapropriado na sua indústria. Se você é candidato a consultor político, por exemplo, não é preciso excluir publicações com conteúdo político que expresse sua posição. Exclua imediatamente palavrões, referências a drogas ilegais, comentários racistas ou discriminatórios, evidências de actividade ilegal ou qualquer coisa que coloque em cheque o seu carácter.

Reservar algum tempo para fazer uma limpeza nas redes sociais pode fazer a diferença entre ter um salário fixo e sentar-se em casa a gastar tempo no Facebook.

3 Comentários para “Como fazer limpeza nas redes sociais antes de procurar emprego”

  1. Alvaro chaluco 11:30 amjaneiro 9, 2018

    Boas dicas para todos jovens que querem engressar no mercado de emprego.

  2. Miguel 9:25 pmjaneiro 9, 2018

    A dica é interessante,pena eu que sempre tenho submetido a minha candidatura e nunca fui chamado para alguma entrevista, não sei qual pode ser a falha na minha candidatura,tenho tomado em consideração estes aspectos, fui um estudante brilhante e exemplar durante a formação.

  3. Francisco Castigo 4:55 pmjaneiro 10, 2018

    Sem duvida essa diga e boa para todos que procuram candidatar-se.

Este conteúdo não recebe comentários.