Advertisements

Como fazer limpeza nas redes sociais antes de procurar emprego

Enviada por | Janeiro 4, 2018 | Candidatura

Se você publica muitas fotos comprometedoras ou material constrangedor nas suas redes sociais favoritas, é possível que esteja a apartar várias oportunidades de emprego.

Ao mesmo tempo, que um perfil demasiado limpo pode realmente não gerar interesse de recrutadores de determinadas indústrias. É crucial saber quando desinfestar sua presença nas redes sociais e quando deixá-la como está.

Quando deve fazer uma limpeza no seu perfil?

Se você aparece marcado em algumas fotos questionáveis ​​ou publica/partilha conteúdo controverso, como queixar-se sobre o empregador ou stress, o empregador pode questionar se você possui o perfil de alguém com habilidades de resolver de problemas, lidar com a pressão e liderar em momentos de stress.

Se você pretende trabalhar em áreas em que as questões acima mencionadas bem como boas relações públicas, imparcialidade e recato contam, adapte o seu perfil a essas culturas, limpe o que possa lhe prejudicar.

Quando devo deixar o meu perfil nas redes sociais como está?

Um perfil sem uma foto sua pode sugerir que você fez uma limpeza rápida para livrar-se raspado de conteúdo comprometedor, por mais que você prese pela sua privacidade, pelo menos uma foto de perfil você deve ter, não há motivo para remove-la a não ser que seja mesmo inapropriada. É possível que alguns recrutadores imaginem que um perfil limpo, sem conexões e outro conteúdo indique que a pessoa não valoriza relacionamentos, o que pode prejudicar o trabalho em equipa.

Se você estiver a candidatar-se a vagas em empresas que buscam criatividade ou arte, certifique-se de que seu perfil reflicta seus gostos pessoais nessa área. Agora, uma foto em que você está num casamento com amigos, segurando uma taça de champanhe, não é um problema. Um vídeo em que você aparece dançando quadradinho deve ser apagado.

Na prática…

Antes de se candidatar a uma vaga de emprego, reveja seus perfis nas redes sociais e tenha em mente as seguintes dicas:

Use as configurações de privacidade, mas lembre-se de que elas não são perfeitas. A melhor forma de você sentir-se seguro é nunca publicar uma foto que você não quer que seu futuro empregador veja. As redes sociais mudam suas configurações de privacidade com frequência e suas fotos supostamente privadas podem acabar lhe constrangendo.

Saiba o que pode ser considerado inapropriado na sua indústria. Se você é candidato a consultor político, por exemplo, não é preciso excluir publicações com conteúdo político que expresse sua posição. Exclua imediatamente palavrões, referências a drogas ilegais, comentários racistas ou discriminatórios, evidências de actividade ilegal ou qualquer coisa que coloque em cheque o seu carácter.

Reservar algum tempo para fazer uma limpeza nas redes sociais pode fazer a diferença entre ter um salário fixo e sentar-se em casa a gastar tempo no Facebook.

Advertisements

SIGA-NOS


COMENTE E DEIXE SUAS DÚVIDAS

Olá leitor, o meu nome é Matope José. Obrigado por ler este artigo, espero ter ajudado. Por favor partilhe a sua opinião sobre este tema e as dificuldades tem tido, fale um pouco da sua experiência com casos similares. Caso tenha alguma dúvida ou deseja que eu produza um artigo ou vídeo sobre um assunto específico, também pode sugerir no campo de comentários, que certamente irei responder. Bem vindo e não saia sem deixar algumas palavras, este espaço é seu. Obrigado!

3 Comentários para “Como fazer limpeza nas redes sociais antes de procurar emprego”

  1. Comment made by Alvaro chaluco on jan 9th 2018 at 11:30 am: Responder

    Boas dicas para todos jovens que querem engressar no mercado de emprego.

  2. Comment made by Miguel on jan 9th 2018 at 9:25 pm: Responder

    A dica é interessante,pena eu que sempre tenho submetido a minha candidatura e nunca fui chamado para alguma entrevista, não sei qual pode ser a falha na minha candidatura,tenho tomado em consideração estes aspectos, fui um estudante brilhante e exemplar durante a formação.

  3. Comment made by Francisco Castigo on jan 10th 2018 at 4:55 pm: Responder

    Sem duvida essa diga e boa para todos que procuram candidatar-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *