Dicas para Tirar o Melhor Proveito de um Estágio
Um bom estágio pode proporcionar-lhe uma experiência valiosa e dar-lhe uma vantagem real num mercado de trabalho competitivo. Ele pode ser um óptimo complemento para o seu currículo, uma pedra angular no seu inventário e um trampolim para uma posição permanente no seu campo.
Neste artigo vamos apresentar cinco dicas que poderão ajudá-lo a encontrar uma grande oportunidade de estágio e, em seguida, tirar o melhor proveito da mesma.
1. Seja específico
Os empregadores não são estúpidos, por isso eles podem detectar uma carta de apresentação genérica a um quilómetro de distância. Se a sua se enquadra neste grupo, ela vai directo para a lixeira com todas as outras como ela. Enviar uma carta de apresentação genérica é o mesmo que gritar “Eu não me importo com quem vai ler e me entrevistar, só quero um estágio”.
Em vez de candidatar-se aleatoriamente, decida em que tipo de empresa e área deseja realmente adquirir um estágio, em seguida, concentre-se em encontrar algumas organizações que atendam às suas necessidades. Faça uma pesquisa em cada empresa e elabore uma candidatura feita sob medida para cada posição na qual está interessado. Com isso, não só há maiores chances de você receber uma resposta do empregador, mas também aumenta suas chances de conseguir um estágio que lhe dá a experiência que deseja.
2. Esqueça a vida universitária
Se você é um estudante ou um recém-formado, a vida no escritório pode precisar de alguns ajustes. Mesmo que conselhos como “chegar cedo” e “não ficar de ressaca todos os dias” sejam muito básicos, ainda são importantes. Mas, para tirar o máximo proveito do seu estágio, é necessário considerar algumas mudanças que você pode não ter percebido.
A forma como gere o seu tempo será a primeira mudança. Quando você recebe um trabalho da faculdade, muitas vezes o prazo de entrega varia de algumas semanas a alguns meses; No local de trabalho, é possível que dependente você precise terminar um projecto às 13:00 do dia seguinte. Isso significa que você vai ter que gerir suas prioridades de forma que consiga completar o pedido mais urgente.
Se conseguir gerir o seu tempo durante o seu estágio e completar o trabalho que lhe é dado de forma rápida e eficiente. Há muitas chances de você receber uma tarefa que certamente irá se destacar no seu currículo.
3. Saiba tudo o que puder
Um estágio é uma excelente experiência de aprendizagem, e você precisa tratá-lo como tal. Seus estudos são relevantes, mas não espere ser uma autoridade no local de trabalho com base no que já ouviu falar nas palestras de faculdade, nos elogios ou suas notas.
Seus colegas de trabalho terão mais experiência no terreno, e eles provavelmente estarão dispostos a partilhar os seus conhecimentos, desde que você esteja disposto a ouvir. Mantenha a mente aberta, um estágio é uma óptima maneira de descobrir seus pontos fortes e fracos, e se você entrar no estágio com a ideia fixa de que é bom, então não poderá tirar o máximo proveito dela.
Durante o estágio, é possível que lhe sejam atribuídas tarefas que você não esperava realizar, mas que podem abrir caminho para carreiras que não sabia que poderiam ser interessantes. A vontade de aprender, não apenas sobre o mundo dos negócios, mas também sobre si mesmo, é vital para que o estágio seja uma experiência gratificante.
4. Não seja tímido no estágio
Apesar de que ser impetuoso e arrogante não seja uma boa ideia, você também não tem que ser o matrequinho da área. Converse com os colegas sempre que possível e apropriado. Se você tiver a oportunidade, faça contactos com pessoas de fora da empresa (os clientes). Nunca vai saber quem pode ser capaz de ajudá-lo a conseguir um emprego em tempo integral mais tarde. “Não é o que você sabe, mas quem você conhece” pode ser um cliché, mas o networking é parte vital do seu estágio.
Se estiver interessado em assumir uma posição permanente na empresa, garanta que as pessoas certas saibam disso. Não é preciso gritar aos quatro ventos, mas informe ao seu supervisor que você está interessado em ser mais do que apenas um estagiário, e peça-lhe para não esquecer de si quando surgir uma vaga.
5. Deixe um boa impressão
Terminar um estágio com uma experiência profissional relevante é bom, mas ter grandes referências que comprovem a sua a experiência é ainda melhor. Ser educado e simpático é um bom começo, mas um pouco de esforço extra irá garantir que você seja lembrado.
Certifique-se de terminar o seu trabalho de forma eficiente e antes do previsto, trabalhe dentro de um orçamento mais apertado do o que lhe foi dado ou encontre formas de tonar a vida do seu supervisor mais fácil. Se gostou da sua experiência com a empresa, mencione-a nas redes sociais ou no seu blogue, as pessoas lembram-se quando alguém diz coisas boas sobre elas, e muitas vezes retribuem o favor.
Mãos à obra…