Marca Pessoal: Como deixar uma boa primeira impressão

Você Deixa Uma Boa Primeira Impressão?

Seja numa entrevista de emprego, encontro com potenciais clientes e parceiros, em eventos de networking, ou mesmo ao comentar num blog, a forma como usa a sua marca para dizer “Olá” e interagir com os outros irá proporcionar a diferenciação que você precisa para se destacar.

A primeira impressão que você deixa irá definir por completo a forma como as pessoas irão olha-lo daquele momento em diante. E lembre-se, não existe um segunda chance para causar uma primeira impressão!  Este artigo apresenta três dicas que irão ajudá-lo a deixar uma primeira impressão marcante, tanto no seu dia à dia (offline) quanto online.

1 – Mantenha Contacto Visual

No mundo real, olhar as pessoas nos olhos é importantíssimo, mantenha contacto visual durante todo o encontro ou reunião. Especialmente em eventos de networking. Partindo do princípio de estão todos ali para conhecerem uns aos outros, não deixe que os seus olhos vagueiam por elementos inúteis do ambiente, mostre o seu interesse na pessoa com quem está. Mantenha seu foco na pessoa à sua frente de até que encontre uma maneira educada de despedir-se.

No mundo virtual, a questão do contacto visual também é importante.  Embora  não haja contacto presencial, é preciso quem quem vá entrar em contacto consigo tenha uma visão nítida do seu rosto! Vincule um gravatar ao email que usa para comentar nos blogs e sites como este. Evite deixar aquele “ovo” no Twitter e sombras de outros perfis nas redes sociais. Ninguém fica motivado a manter contacto com um ovo ou uma silhueta.

primeira-impressao
Não existe um segunda chance para causar uma primeira impressão!

2 – Procure Compreender Primeiro

…Ao invés de ser compreendido! Muitas vezes queremos tanto impor a nossa marca aos outros falando das nossas credenciais, experiência, capacidades e habilidades. A sua imagem irá falar por si, então deixe sua marca fazer a falar! Quando encontrar-se com alguém pela primeira vez, deixe-o ser o primeiro a fazer as perguntas. Oiça activamente o que ele tem a dizer, reconhecendo o seu contributo e respondendo com sinceridade.

Redes sociais são um mundo de conhecimento, ideias e pensamentos de liderança. Use uma regra de 80/20 – use 80% do seu tempo como ouvinte e 20% como falador. Seguindo esta regra, a contribuição que eventualmente fará, vai receber mais valor por parte do seu público-alvo.

3 – Use os nomes das pessoas

O que há num nome? TUDO! As pessoas gostam de ouvir seus próprios nomes. Faça um esforço extra para usar o nome da pessoa em em cada interacção. Depois de terminar um bate-papo e agradecer a pelo tempo dispensado – “Foi óptimo falar consigo Matope” – soa muito bem. Ao comentar  num site use o nome da pessoa e reconheça sua contribuição antes de deixar o comentário – “Obrigado Matope por este interessante artigo. Eu realmente concordo com o que você disse (ou não) sobre … muitas vezes eu sinto que … “.

Tem algum outro método que usa para deixar uma boa impressão? Partilhe nos comentários.