Advertisements

Mudança de Carreira – O Guia

Enviada por | novembro 19, 2016 | Candidatura, Mudança de Carreira

A mudança de carreira é uma questão que exige de nós muita ponderação. São vários os factores que podem fazer com que seja necessário fazer uma mudança de carreira, desde mudanças na empresa à perda de entusiasmo pelo trabalho, ao mesmo tempo que existem muitos aspectos a serem tomados em consideração antes de se efectuar esta grande mudança na vida profissional. Este artigo vai lhe ajudar a dar os primeiros passos (ou não) rumo à sua nova carreira.

Passo 1: Avaliar as preferências

A verdade é que a maior parte das pessoas muda de carreira simplesmente porque não gosta do seu trabalho, do seu chefe ou da empresa. Assim, identificar os aspectos que não gosta é a parte mais fácil desta etapa; Entretanto, você não poderá dar um sentido à sua carreira se não conseguir examinar os aspectos que gosta. O que você realmente gosta de fazer quando está no trabalho, quando está em casa – no seu tempo livre? O que lhe cria excitação e entusiasmo? Qual é a sua paixão? O segredo é reservar algum tempo redescobrindo-se – os resultados dessa auto-avaliação serão direccionados para a sua mudança de carreira.

Passo 2: Pesquisando novas carreira

Agora que você descobriu (ou redescobriu) a sua paixão, passe algum tempo a pesquisar algumas carreiras que giram em torno das suas paixões. Não se preocupe caso sinta-se um pouco inseguro – é uma parte natural do processo de mudança de carreira. O nível de pesquisa que você irá efectuar depende parcialmente do nível de mudança que pretende fazer; Por exemplo, mudar de um professor para um treinador corporativo versus mudar de enfermeiro para um web designer.

Passo 3: Habilidades transferíveis

Transfira algumas das suas habilidades e experiências actuais para sua nova carreira. Existem muitas habilidades (tais como comunicações, liderança, planeamento e outros) que são transferíveis e aplicáveis ao que você quer fazer na sua nova carreira. Você pode se surpreender ao ver que você já tem uma sólida experiência para sua nova carreira.

Passo 4: Treinamento e Educação

Pode ser necessário fazer um upgrade nas suas habilidades e ampliar seu conhecimento. Se a formação que você precisa adquirir pode ser útil para o seu actual emprego, talvez o seu empregador esteja disposto a custear. Faça um curso ou dois para garantir que você realmente gosta e tem vocação para a área.

Passo 5: Networking

Como tem sido frequente as minhas abordagens no Me Recrute, a sua capacidade de networking é que vai determinar o seu sucesso na busca por emprego. As pessoas da sua rede podem ser excelentes fontes de oportunidades de emprego, podem fornecer-lhe conselhos e informações sobre uma determinada empresa ou indústria e ainda apresentá-lo a outras pessoas a serem adicionadas à sua rede.

Passo 6: Busque experiência

Lembre-se que, de certa forma, você está a começar a sua carreira do zero. Tente conseguir um emprego a tempo parcial, estágio ou voluntariado no campo que pretende ingressar, como forma de solidificar a sua decisão, e adquirir a experiência necessária para a nova carreira.

Passo 7: Encontre um Mentor

Mudar de carreira é uma decisão importante na vida, por isso podem haver sempre complicações. Encontre um mentor que pode ajudá-lo a superar os aspectos ásperos do processo. Seu mentor também pode ser capaz de ajudá-lo também a expandir a sua lista de contactos. Um mentor não tem que ser um indivíduo altamente qualificado, embora quanto mais influente o mentor, maiores as chances do sucesso.

Passo 8: Sair ou Ficar?

Algumas pessoas conseguem mudar de carreira sem precisar trocar de emprego. Infelizmente, são poucos os empregadores que compreendem que quanto mais felizes os trabalhadores forem na empresa, mais produtivos eles serão. É mais do que provável que você vá precisar mudar de empregador para seguir com a mudança de carreira, mas não negligencie seu empregador actual. Lembre-se de não começar a perguntar sobre um interruptor de trabalho até que esteja completamente pronto para fazê-lo.

Passo 9: De volta à procura por trabalho

Claramente você vai precisar voltar ao campo de batalha e procurar trabalhado como todo mundo. Considere reservar algum tempo para ler alguns dos nossos guias para esse fim. Você pode começar pelo Guia Pela Encontrar Emprego na Internet.

Passo 10: Seja flexível

Estabeleça metas positivas para si mesmo, mas espere retrocessos e mudanças – e não deixe que essas coisas o prejudiquem ou desanimem. Além de uma carreira totalmente nova, você também pode considerar um movimento lateral que poderia servir como um trampolim para uma mudança de carreira maior. Você também pode considerar iniciar seu próprio negócio ou consultoria como alternativas.

Advertisements

SIGA-NOS


COMENTE E DEIXE SUAS DÚVIDAS

Olá leitor, o meu nome é Matope José. Obrigado por ler este artigo, espero ter ajudado. Por favor partilhe a sua opinião sobre este tema e as dificuldades tem tido, fale um pouco da sua experiência com casos similares. Caso tenha alguma dúvida ou deseja que eu produza um artigo ou vídeo sobre um assunto específico, também pode sugerir no campo de comentários, que certamente irei responder. Bem vindo e não saia sem deixar algumas palavras, este espaço é seu. Obrigado!