A Fundação Ayuda en Acción é uma organização com presença internacional que, a partir de um compromisso global, luta contra a pobreza, a desigualdade e a exclusão desde o seu nascimento em 1981. Nosso âmbito de atuação está implantado na África, América Latina, Ásia, e desde 2013 também na Espanha. Naqueles territórios e assentamentos com maior vulnerabilidade e menos acesso às oportunidades para poder exercer seus direitos com igualdade e equidade.
Uma organização não confessional e apartidária, comprometida com os valores que emanam do respeito aos Direitos Humanos e que cria a necessidade de gerar mudanças que possibilitem a justiça social, apoiando as causas que geram desigualdade de oportunidades, exclusão social e pobreza.
Trabalha desde 2006 desenvolvendo programas em Cabo Delgado e Maputo. Focamos nossa intervenção principalmente em menores, adolescentes, jovens e mulheres de comunidades locais e populações deslocadas.
A Fundação Ayuda en Accion promove os direitos das crianças ajudando a aumentar a qualidade e o acesso à educação, combatendo o absentismo e prevenindo casamentos e gravidezes precoces. Constrói e/ou reabilita infraestruturas escolares e forma professores em metodologias de ensino e conteúdos relacionados com a proteção e direitos das crianças, tudo para melhorar a qualidade educativa e garantir os seus direitos. Além disso, fortalece os conselhos escolares para incentivar a participação da comunidade na gestão escolar e criar e apoiar clubes escolares de meninas para combater o absenteísmo escolar e fortalecer seus direitos.
Cria empregos e promove o auto-emprego para melhorar a geração de renda para jovens e mulheres. Trabalha através de uma plataforma de atores públicos e privados na qual promove soluções inovadoras e sustentáveis que fomentam o emprego e o empreendedorismo. Por último, promove iniciativas de emprego para a população rural e pequenas cidades através de serviços de assistência técnica, facilitando instalações de produção, estudos de mercado e participação em feiras no âmbito do reforço dos mercados locais e das cadeias de valor. Em relação à população deslocada, atende pessoas que fogem da violência em Cabo Delgado, no norte de Moçambique.