Advertisements

Os Benefícios de Contratar Estudantes e Recém-Graduados

Enviada por | julho 4, 2013 | Carreira

Grandes decisões como contratar estudantes ou recém-graduados, podem trazer às empresas muito mais flexibilidade no trabalho. Obviamente, quando uma empresa precisa decidir entre contratar um recém-graduado na universidade ou encontrar um veterano para realizar um determinado trabalho, há muitos prós e contras que precisam ser considerados. Definitivamente os aspectos positivos superam os negativos.

A contratação de um estudante pode levar a uma ampla gama de vantagens comerciais. Para além da redução dos custos salariais ao ter um jovem ansioso para trabalhar, há muitas outras razões pelas quais uma empresa deve contratar um estudante ou um recém-graduado. Não importa quais são as suas necessidades, dar a um estudante a sua primeira oportunidade de emprego, pode vir a ser uma decisão extremamente sábia a longo prazo para o seu negócio.

Estudante recém-graduada

Estudante recém-graduada (Foto: Huff Post)

Economizar nos Salários dos Empregados

Todos sabemos que o principal objectivo de um negócio é gerar lucro através do comércio de bens ou serviços que oferecem. Provavelmente a maior vantagem que a contratação de um estudante dá um negócio é o custo mais baixo com os salários dos funcionários. Porque os trabalhadores já estabelecidos naturalmente exigem um salário mais alto, muitos empregadores ficam relutantes em admitir um candidato mais experiente. Um dos aspectos mais interessantes na contratação de um estudante é o fato de que, devido à sua falta de experiência, a empresa pode oferecer um pacote de remuneração mais baixo para compensar.

Conforto com as novas tecnologias

Outra grande vantagem da contratação de um recém-graduado é a facilidade que estes têm de lidar com tecnologias inovadoras, especialmente computadores modernos e todos os seus aplicativos, essenciais para o trabalho. Grande parte da força de trabalho actual começou sua carreira antes de a informática entrar no mundo dos negócios, muitas pessoas, infelizmente, não têm a habilidade de lidar com muitos dos sistemas informatizados. Com o emergir de uma geração que é cada vez mais dependente das tecnologias da informação, os recém-graduados e estudantes universitários serão capazes de aprender rapidamente a lidar com todos os sistemas informáticos das empresas.

Os estudantes são mais fáceis de gerir

Sem dúvidas  haverá muito menos opiniões e mais concentração no que deve ser feito. Estudantes e recém-graduados são mais fáceis de gerir quando comparados aos mais experientes, chamados de força de trabalho veterana. Os estudantes não costumam ter o problema de super-valorização ou de questionar sua importância e posição na organização, eles pensam mais no trabalho em si. Embora inicialmente eles possam exigir treinamento e atenção especiall, com o passar do tempo, eles precisarão menos dos olhos de um gestor.

Estudantes Emprego Moz

Estudantes universitários (Foto: The New Black Maganize)

Necessidades de longo prazo

Mesmo que os cargos tenham de ser preenchidos de forma relativamente rápida, uma empresa deve também considerar as habilidades de longo prazo do seu mais novo empregado. Por causa do seu novo status, os estudantes e recém-formados ficam ansiosos para pôr em prática todas as suas habilidades e conhecimento fora da sala de aulas, na empresa. Pensar nas necessidades de longo prazo da sua empresa, e contratar um estudante cheio de entusiasmo e potencial, pode ser uma decisão muito mais inteligente para o seu negócio. Com abertura natural para serem treinados e orientados para funções específicas, estudantes e recém-formados geralmente oferecem mais flexibilidade do que os profissionais mais experientes.

Mais horas de trabalho

Uma particularidade da contratação de um estudante é a sua capacidade para trabalhar mais e mais, sem muitas distracções externas. Não é algo mau, mas na maioria das vezes, os trabalhadores mais experientes são mais velhos do que os recém-chegados. Adicionado à sua diferença de idade, os indivíduos já estabelecidos, muitas vezes sofrem influência da vida pessoal, como uma família. Dependendo das exigências do trabalho, a habilidade dos estudantes para trabalhar por mais tempo, pode vir a ser extremamente benéfica para muitas empresas. Não há dúvidas de que prolongar o tempo de trabalho aumenta a eficiência do negócio. Apenas não esqueça que horas extras devem ser pagas.

Rápida Adaptação

Recém-graduados e estudantes tem a capacidade de absorver, compreender e executar novas instruções e treinamento numa taxa muito mais elevada do que os membros mais velhos da organização. Porque eles ainda carregam o espírito de aprendizes. Em cima disso, os recém-formados e estudantes são normalmente mais dispostos a ajudar outros colegas de trabalho, quando necessário.

Falamos aqui de alguns benefícios da contratação de recém-graduados e estudantes, mas não devemos deixar de dizer que também existem desvantagens. Uma delas pode ser o seu despreparo para lidar com eles, facto que podem fazer com que aceitar força de trabalho mais experiente seja a melhor opção para a sua empresa.

Advertisements

SIGA-NOS


COMENTE E DEIXE SUAS DÚVIDAS

Olá leitor, o meu nome é Matope José. Obrigado por ler este artigo, espero ter ajudado. Por favor partilhe a sua opinião sobre este tema e as dificuldades tem tido, fale um pouco da sua experiência com casos similares. Caso tenha alguma dúvida ou deseja que eu produza um artigo ou vídeo sobre um assunto específico, também pode sugerir no campo de comentários, que certamente irei responder. Bem vindo e não saia sem deixar algumas palavras, este espaço é seu. Obrigado!