AMODEFA
AMODEFA
A AMODEFA, pretende contratar um (1) Consultor (M/F) para prestar serviços de consultoria na área de Direitos de Saúde Sexuais e Reprodutivos (DSSR) concretamente, identificar, adaptar e aprovar e imprimir materiais de treinamento para provedores e trabalhadores comunitários de saúde no âmbito da implementação do projecto STAND UP implementado nos Distritos de Mecuburi, Nacala- Porto e Nampula.
A Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (AMODEFA) é uma organização nacional não-governamental centrada na promoção do exercício dos direitos sexuais e reprodutivos de jovens, mulheres e homens, através da disseminação da informação, educação e prestação de serviços de qualidade em parceria com o sector pública e/ou privado, vem procurando responder a esta situação em permanente mudança. Para o efeito, tem orientado a sua resposta com base numa planificação regular, ciente da importância que esta representa na auto-afirmação institucional e programática e com uma preocupação horizontal de autossustentabilidade e procura de excelência a todos os níveis.
Nos últimos 30 anos, AMODEFA tem vindo a fornecer serviços de saúde sexual reprodutiva e direitos (SSRD), informação e serviços diversos em saúde sexual e reprodutiva (SSR), incluindo informação e serviços sobre HIV/SIDA em Moçambique, com particular atenção aos jovens dos 10 aos 24 anos.
Actualmente, a AMODEFA, está a implementar o projecto STAND UP, num consórcio financiado pela Oxfam Canadá, composto pela AMODEFA, Centro de Pesquisa em População e Saúde (CEPSA), a Associação Moçambicana de Mulheres e Apoio à Raparigas (OPHENTA) e a Associação LAMBDA, na Província de Nampula (nos distritos de Nampula, Nacala-Porto e Mecubúri), com enfoque na área de Direitos de Saúde Sexual e Reprodutiva.
Este Projecto, tem a duração de 7 anos (2021 à 2028), é financiado pelo Governo Canadiano e visa aumentar o gozo de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos para os titulares de direitos mais marginalizados e vulneráveis, particularmente Raparigas Adolescentes e Mulheres Jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 29 anos, incluindo aquelas com vulnerabilidades cruzadas devido à orientação sexual ou de género.
Em Nampula, ainda persistem normas sociais, tabus e mitos que impedem o acesso as raparigas, adolescentes e mulheres jovens, minorias LGBTQ aos serviços básicos de saúde. Tais normas sociais contribuem para que grupos vulneráveis e marginalizados estejam expostas a vários tipos de violência, preconceito e descriminação tornando-as alvos de exclusão para o acesso aos cuidados de saúde.
Com vista a assegurar uma melhor oferta de serviços baseada em protocolos e guias relacionados com a provisão de serviços de SSR para raparigas, mulheres e jovens, o Projecto STAND UP irá assegurar que os provedores de saúde (enfermeiras de SMI e Trabalhadores comunitários de Saúde) sejam treinados e refrescados nas diferentes abordagens para prestarem serviços nos pontos fixos e móveis obedecendo aos padrões mínimos de qualidade e que atendam as necessidades do grupo alvo do projecto.
É objectivo da consultoria:
Produtos
Esperamos como produto final deste trabalho, a adaptação e criação de currículos de treinamento adaptados ao contexto e ao grupo-alvo com o objectivo de dotá-los de conhecimentos, atitudes e habilidades para orientar na implementação das actividades do projecto.
Identificar, adaptar, aprovar e imprimir currículos (módulos) de treinamento para Provedoras e Trabalhadores Comunitários de Saúde sobre:
Metodologia
São confiados a/o consultor/a o melhor modelo metodológico. No entanto, o projecto STAND UP, reforça a necessidade de o Consultor/a basear-se em documentos já existentes e disponibilizados pelo Sistema Nacional de Saúde para adaptá-los às necessidades do projecto e do grupo alvo a quem os materiais serão produzidos para assegurar um alinhamento com o previsto e evitar duplicação de esforços.
Nota: Indicar no assunto de email. Apenas candidatos selecionados serão contactados.
Duração da Consultoria: Duas (2) semanas a partir da data de adjudicação do serviço
A Save the Children Internacional (SCI), uma organização humanitária sem fins lucrativos com seu enfoque virado ao bem-estar da criança,...
ConcorrerO Absa pretende recrutar um (1) Cards Product Officer. Sumário O Oficial de Cartões (Produtos) será responsável por apoiar a...
Concorrer