Fundação Aga Khan
AKF
A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor – Assessoria de Género.
A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) é um grupo de agências de desenvolvimento trabalhando nas áreas Económica, Social e Cultural, sobretudo na Ásia e África. A Fundação Aga Khan (AKF) é uma agência da AKDN, criada em 1967 por Sua Alteza, o Aga Khan, que promove soluções criativas e eficazes para problemas que impedem o desenvolvimento social e económico em áreas selecionadas da África e Ásia. A AKF possui filiais e afiliadas independentes em mais de 15 países.
A Fundação Aga Khan Moçambique, AKF (Moz), é uma agência de desenvolvimento internacional, e sem fins lucrativos, que está presente em Moçambique desde 2001. Os seus programas apoiam a melhoria sustentável da qualidade de vida de populações desfavorecidas Moçambique e incluem intervenções nas áreas da saúde, educação, agricultura, desenvolvimento da primeira infância, empreendedorismo e mercados, inclusão financeira (poupanças comunitárias), sociedade civil e governação local.
A igualdade e a equidade de género e o empoderamento das mulheres estão no centro do trabalho da AKF (Moz) e a organização procura recrutar um serviço de consultoria para Assessoria de Género altamente experiente para se juntar à equipa dos projetos de “Coesão Social Comunitária (CSP-COESO Fase II): Reforço da Coesão Social em Cabo Delgado e Niassa” e de “modernização do Instituto Agrário de Bilibiza, Campus de Ocua, Fase II”.
Projecto CSP – COESO II
O Projecto CSP-COESO II insere-se no Instrumento Europeu que contribui para a Estabilidade e Paz (IcSP) e é uma iniciativa da Fundação Aga Khan no Norte de Moçambique e parte de um extensivo portfólio da Sociedade Civil de esforços com vista à melhoria da vida das comunidades rurais. O Projecto tem como objectivo de longo prazo a melhoria da vida das famílias nos distritos de Chiure, Metuge e Montepuez em Cabo Delgado; e Marrupa e Majune em Niassa e tem nos Comités de Desenvolvimento de Aldeia (CDAs) uma porta de entrada nas comunidades e usa uma abordagem centrada no respeito pela diversidade sócio-cultural; participação e organização comunitária; acções integradas e parcerias.
O projecto tem desde 2019 abordado os factores que impulsionam e atraem o extremismo violento e teve resultados promissores no sentido criação da coesão social no distrito de Metuge, Cabo Delgado. Em Novembro de 2022 iniciou a segunda fase coma duração de 18 meses e implementada num consórcio cosntituído pela Fundação Aga Khan (AKF), a Associação PROGRESSO (PROGRESSO), e a The Network for Religious and Traditional Peacemakers (Rede de Pacificadores Religiosos e Tradicionais-NRTP) representada pela Finn Church Aid (FCA). Entre os principais êxitos e aprendizagens da fase I que continuarão a ser testados e explorados nesta segunda fase incluem-se:
Esta fase procurará explorar a capacidade de mulheres na prevenção de gestão de conflitos.
Projecto [GM1] de modernização do Instituto Agrário de Bilibiza, Campus de Ocua, Fase II (IABil/Ocua)
O Projecto IABil/Ocua insere-se no programa estratégico de parceria entre a AKF e a Embaixada da Noruega que procura aumentar a segurança alimentar e a resiliência económica das comunidades em Cabo Delgado. O Projecto tem como objectivo de longo prazo o de, na base das realizações e sucesso da Fase I, continuar a promover ama maior disponibilidade de técnicos agrícolas de nível médio bem treinados e melhorar os meios de subsistência dos pequenos agricultores. O projecto atingirá este objectivo através de cinco componentes que se reforçam mutuamente:
As responsabilidades específicas do(a) Assessor(a) de Género incluem os seguintes entregáveis:
Académicas
Experiência Profissional
Qualificações Pessoais
Habilidade Linguística
Nota: “A AKF procura garantir que nenhum indivíduo associado à nossa organização, a qualquer título, seja submetido a quaisquer práticas que infrinjam a dignidade humana e que as atividades sejam conduzidas de acordo com os mais altos padrões de honestidade, integridade e profissionalismo.”