Fundação Aga Khan
AKF
A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor para a Condução de um Estudo de Conflito e Resiliência.
A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) é um grupo de agências de desenvolvimento trabalhando nas áreas Económica, Social e Cultural, sobretudo na Ásia e África. A Fundação Aga Khan (AKF) é uma agência da AKDN, criada em 1967 por Sua Alteza, o Aga Khan, que promove soluções criativas e eficazes para problemas que impedem o desenvolvimento social e económico em áreas selecionadas da África e Ásia. A AKF possui filiais e afiliadas independentes em mais de 15 países. A AKF atua em Moçambique desde 2001. Os seus programas apoiam a melhoria sustentável da qualidade de vida de populações desfavorecidas no norte de Moçambique e incluem intervenções nas áreas da saúde e nutrição, educação e desenvolvimento da infância, agricultura e segurança alimentar, desenvolvimento económico, sociedade civil e governação local. A AKF Moçambique (AKF-Moz) conta com um pouco mais de 100 trabalhadores e está a dar início a implementação de um Projecto de 18 meses. Nesse contexto, AKF-Moz procura serviços de consultoria qualificados para liderar o desenho e a realização de um estudo de base.
Entre dezembro de 2019 e junho de 2022, a AKF e parceiros implementaram o projeto de Promoção da Coesão Social (COESO) no distrito de Metuge, Cabo Delgado. O projeto pretendia abordar os fatores que impulsionam e atraem o extremismo violento e teve resultados promissores no distrito- alvo. Em novembro de 2022, a AKF iniciou a segunda fase do projeto [intitulado “Projecto de Coesão Social Comunitária (CSP): Reforço da Coesão Social em Cabo Delgado e Niassa” -COESO fase I) que será implementado num consórcio constituído pela Fundação Aga Khan (AKF-Moz), Associação PROGRESSO (PROGRESSO), e The Network for Religious and Traditional Peacemakers (Rede de Pacificadores Religiosos e Tradicionais-NRTP) representada pela Finn Church Aid (FCA). As áreas-alvo nesta fase são os distritos de Chiúre, Metuge e Montepuez em Cabo Delgado; Marrupa e Majune em Niassa. Entre os principais êxitos e aprendizagens da fase I que continuarão a ser testados e explorados nesta segunda fase incluem-se:
O objetivo geral do estudo é produzir um mapeamento de potenciais riscos de conflito e uma revisão das evidências disponíveis sobre o impacto de curto e longo prazo do conflito nos meios de subsistência, na resiliência da segurança alimentar ao nível dos agregados familiares e na coesão social ao nível das comunidades dos distritos-alvo do projecto. Isso vai ser usado para fornecer uma melhor compreensão do impacto do conflito nas comunidades-alvos, adaptar a programação quando apropriado e, em última análise, contribuir para os esforços da Aga Kahn para quebrar o ciclo de conflito, vulnerabilidade e sofrimento humano.
De forma específica o estudo deverá:
A consultoria será responsável pelas seguintes actividades-chave:
Espera-se que o(a)s consultor/e(a)s adotem uma abordagem de métodos mistos na condução do estudo.
A metodologia utilizada deverá usar uma combinação de métodos qualitativos que seguem as diretrizes da OCDE/DAC (aqui) para Análise de Sistemas de Resiliência e permitam uma análise abrangente. Os seguintes métodos de coleta de dados primários são propostos (mas não é imperioso que se limitem a estes):
O serviço de consultoria será responsável pelas reuniões preparatórias, revisão de documentos; conceção do plano de trabalho, refinar a metodologia, propor e desenhar as ferramentas de recolha de dados; recrutamento e treinamento de assistentes de pesquisa; supervisão do processo de colecta de dados e garantia da qualidade; análise de dados; e elaboração de relatórios.
A população do estudo incluirá governantes e outros informantes-chave, mulheres, homens, Adultos, idosos, jovens e adolescentes residentes nas áreas de implementação do projeto.
Padrões Éticos e Salvaguarda
Entregáveis e Prazos
Os principais resultados e cronogramas provisórios para o estudo são os seguintes:
Qualificações e Competências-Chave
Consultores (consultores/empresas individuais) que atendam aos critérios acima são convidados a enviar o seguinte pacote:
Nota: Quaisquer dúvidas e esclarecimentos sobre esta consultoria podem ser direcionados para hirondina.mondlane@akdn.org somente nos primeiros 5 dias após a publicação deste edital. Indicar no assunto: “COESO II Estudo de Conflito e Resiliência”. Somente as propostas que satisfaçam os requisitos mínimos de competências e experiência exigidas serão pré-selecionadas e os proponentes contactados para seguimento ou entrevista.
Os consultores serão supervisionados pelo(a) Gestor(a) do projecto com o apoio de Gestores indicados na organização. A equipa do estudo trabalhará em estreita colaboração com todos os parceiros do projecto designados para todas as informações e procedimentos administrativos relacionados com o projecto