A AMODEFA pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor para a Mobilização de Recursos.
AMODEFA (Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família), com a missão de “promover e defender os direitos sexuais e reprodutivos das pessoas, através de informação, educação e prestação de serviços de qualidade”, é uma organização não-governamental de carácter não-lucrativa, fundada em 1989, cujas acções estão centradas na promoção do exercício dos direitos sexuais, saúde sexual e reprodutiva de jovens, mulheres e homens, através da disseminação da informação, educação e provisão de serviços de SSR, em parceria com a sociedade civil, o sector público e privado.
Nas últimas seis décadas, a população de Moçambique aumentou mais de quatro vezes e o país deu passos significativos para o desenvolvimento e aprimorou relativamente os seus padrões. A diminuição da mortalidade infantil é um dos exemplos a desatacar. No entanto, Moçambique continua a ser um dos países mais pobres do mundo, com alguns dos indicadores de saúde e serviços a enfrentarem sérios desafios para o seu desenvolvimento, nomeadamente, o índice de mortalidade materna que é de 489 por 100.000 nascidos vivos, a taxa de Fertilidade total que ronda os 5,5 nascimentos por mulher e a prevalência do contraceptivo moderno que é de apenas 12%.
Mais de 65% da população é jovem com idade inferior a 24 anos. Como em muitos Países da África sub-sahariana, as mulheres em Moçambique são a maioria da população e com desafios enormes nas decisões que afectam a estrutura social e a sua vida. São as mulheres que ser responsabilizam pelo fardo mais pesado na família, no concernente à doença, pobreza, desigualdade, inadequados sistemas de serviços de saúde e violência baseada no gênero e, bem como de problemas e anomalias nas relações sociais como é o caso dos casamentos prematuros. Com os desequilíbrios regionais e os efeitos anteriores da guerra, desastres naturais e mudanças climáticas, o aumento populacional veio a acrescer a estes factores incrementando a migração urbana e o desemprego, especialmente entre os jovens.
AMODEFA assume um protagonismo na parceria com o governo na implementação de programas de Direitos em Saúde Sexual e Reprodutiva (DSSR) que com outros parceiros e actores de mudança, entre os quais os não-governamentais se embrenham numa plataforma de coordenação liderada pelo Governo.
É no âmbito da busca de financiamentos a nível interno e internacional que a AMODEFA, busca serviços de um Consultor especialista em desenho de propostas de projectos para mobilização de financiamento, para varias áreas de Educação, Informação e Comunicação em DSSR, área importante para por um lado educar os adolescentes e jovens e por outro lado criar a demanda para a provisão de serviços em DSSR. Ademais, assegurar que os DSSR dos adolescentes e jovens, raparigas e rapazes, mulheres e homens sejam protegidos, facilitados e realizados, requer uma massiva advocacia sobre os mesmos de forma a criar uma consciência de fruição e bem como de exigência num conceito claro, consciente de tomada de decisão.
O objectivo da consultoria é de desenhar propostas de projectos para a mobilização de fundos a nível interno, junto a instituições privadas no quadro da sua responsabilidade social e internacional, obedecendo ao lançamento de concursos diversos de financiamento na áreas dos DSSR, para a implementação do Plano Estratégico da AMODEFA em DSSR em Moçambique.
a) Pesquisados e mapeados doadores e oportunidades de financiamento dentro e fora do país bem como as suas abordagens na área de Direitos de Saúde Sexual e Reprodutiva.
b) Propostas de Projectos integradas ou específicas dependendo do tipo de convite lançado ou do tipo de necessidade identificada no âmbito da monitoria programática da implementação do plano anual e orçamento (APB).
Todos os produtos deverão ser apresentados em Português e em Inglês, em formato físico e electrónico (CD´s personalizados).
Além das metodologias a serem propostas pelo consultor, o processo de elaboração da proposta deverá recorrer aos métodos e técnicas que favoreçam o envolvimento de gestores de programas e de finanças da AMODEFA. As contribuições dos beneficiários da intervenção (adolescentes, jovens, mulheres e populações-chave) deverão ser tomadas em consideração.
Sugere-se ainda que o Consultor utilize os seguintes métodos ou técnicas:
O/a consultor/a deve reunir as seguintes habilidades e características:
Endereço: Av. Da Tanzânia Nº 376, Bairro do Alto Maé – Maputo
Email: informe@amodefa.org.mz
Validade: 02/11/2018
Local: Maputo