A Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família pretende recrutar para o seu quadro de pessoal (1) Consultor para Avaliação da Linha de Base de um Projecto.
AMODEFA (Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família é uma organização não-governamental de carácter não-lucrativa, fundada em 1989, cujas acções estão centradas na promoção do exercício dos direitos sexuais e direitos reprodutivos de jovens, mulheres e homens, através de advocacia para os direitos sexuais e reprodutivos, disseminação de informação, educação e provisão de serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva, em parceria com a sociedade civil, sector público e privado. Geograficamente actua em nove províncias do país – Maputo Província, Maputo Cidade, Gaza, Manica, Tete, Sofala, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado – em quatro prioridades estratégicas: Defesa dos Direitos, Conferir Poderes as Comunidades, Provisão de Serviços e Unir e Agir.
AMODEFA assume um protagonismo em parceria com o Governo e outros actores das organizações da sociedade civil e sector privado na implementação de programas em direitos de saúde sexual e reprodutiva (DSSR), coordenados e liderados pelo Governo.
Neste âmbito e no quadro das suas quatro prioridades estratégicas a AMODEFA pretende implementar um projecto com foco em DSSR, particularmente, para planeamento familiar, ITS’s, HIV e SIDA, educação sexual abrangente, provisão de serviços sexuais e reprodutivos, com especial atenção para jovens com deficiência em três distritos da Província de Maputo, nomeadamente, Cidade da Matola, Boane e Namaacha, e na Província de Gaza, nos distritos de Xai -Xai e Macia, financiado pelo JTF.
Espera-se que até ao final do projecto contribuições significativas tenha sido dadas na melhoria do quadro geral dos conhecimentos, atitudes e práticas em relação aos direitos saúde sexual e reprodutiva integrados para jovens com deficiência em particular.
O projecto, prevê objectivos, indicadores, metas, resultados imediatos, a médio e longos prazos, que exigem um estudo de base para uma melhor monitoria e avaliação da sua implementação. É por esta razão que a AMODEFA para responder a estas necessidades, pretende contratar um serviço de consultoria para a elaboração da avaliação da linha de base, que venha servir de marco referencial do projecto, tocando o ponto de quantos deficientes nos distritos e sites seleccionados existem, por sexo e idade e tipo de deficiência? e que atitudes, práticas e conhecimentos sobre SSR por parte dos deficientes existem? Observando mais tarde o resultado que se pode esperar durante a implementação.
O objectivo da consultoria é de realizar uma avaliação da linha de base para medir os conhecimentos, práticas e atitudes existentes nas províncias de Maputo, distritos da Cidade da Matola, Boane e Namaacha, e em Gaza, nos distritos de Xai- Xai e Macia.
Especificamente:
Com estudo da linha de base espera-se que num período de 15 dias, seja:
Além das metodologias a serem propostas pelo consultor, o processo da elaboração dos instrumentos de pesquisa deverão ser feitos de forma participativa, envolvendo os técnicos de Monitoria e Avaliação e bem como os Oficiais de Programa e de Provisão de Serviços da AMODEFA, de forma a assegurar que os principais resultados esperados são tratados.
Espera-se que a condução da avaliação da linha de base considere:
O/a consultor/a deve reunir as seguintes habilidades e características:
Nota: O tempo de realização da Consultoria e apresentação do relatório respectivo é de trinta (15) dias.
Email: Consultoria.amodefa@gmail.com
Validade: 26/02/2020
Local: Maputo e Gaza