Rede para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Rede DPI)
Rede DPI
A Rede para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Rede DPI) pretende contratar um (1) Consultor para a Capacitação dos Membros da RDPI em Programas de Desenvolvimento da Primeira Infância.
O Desenvolvimento da Primeira infância, fundamentado nos cuidados integrados da Criança desde a gravidez aos 08 anos (UNICEF & BANCO MUNDIAL, 2018) é de capital importância para melhorar os indicadores humanos, sócio-económicos e de desenvolvimento de qualquer País. Há necessidade de se aumentar o investimento no Desenvolvimento da Primeira Infância em Moçambique para o alcance de um desenvolvimento nacional holístico e integrado assim como responder ao compromisso assumido nos ODS, Meta: 4.2, até 2030, garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que estejam prontos para o ensino primário.
Há evidências que mostram que o investimento de US$ 1 no Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) o retorno poderá oscilar entre US$ 7 a 17, com impactos positivos no desenvolvimento de país, (Heckeimn, 2012). Esse investimento pode ajudar a melhorar os diferentes indicadores na educação, saúde das crianças e a reduzir o impacto negativo da pobreza.
De acordo com o Plano Quinquenal 2020-2024 do Governo, pretende-se expandir a educação pré-escolar em 10%, principalmente para as zonas mais pobres e rurais do nosso País.
Ao longo da implementação do seu plano Major de actividades, que está a ser financiado pela RDPI com apoio da UNICEF irá promover uma capacitação para o desenvolvimento de programas da primeira infância e no quadro de cuidados integrados.
O Governo de Moçambique tem estado a melhorar os cuidados das crianças nas áreas de: a) Saúde, b) Nutrição adequada, c) Cuidados responsivos, d) Oportunidades de aprendizagem inicial; e) Segurança e proteção. A desnutrição crónica de crianças abaixo de 5 anos ronda aos 38% (Censo, 2017); baixo peso ao nascer/ Prematuridade 17% (Every preemie scale, 2017), cuidados pré-natais 4 ou mais visitas, (Countdown 2030). Segundo dados do Censo
populacional (2017), das 5,274,282 (16%) crianças existentes em Moçambique em idade entre os 0-5 anos, a cobertura na educação pré-escolar está abaixo de 5% e a pobreza infantil 82% (Countdown 2030).
Estes Termos de Referência foram produzidos para contratar um serviço de consultoria para orientar uma capacitação dos membros da RDPI em programas de desenvolvimento da Primeira Infância, na cidade de Maputo, com enfoque nos seguintes conteúdos:
Geral
Específicos
A Rede para o Desenvolvimento na Primeira Infância (RDPI) é uma ONG sem fins lucrativos de carácter privada, humanitária, com personalidade jurídica e autónoma. Estabelecida formalmente em Agosto de 2014 na cidade de Maputo, pela iniciativa do ZIZILE, com o apoio técnico e financeiro da OSISA e UNICEF. As suas intervenções estão representadas na maioria das províncias de Moçambique, através de quarenta e cinco instituições.