Uma empresa anónima pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Gestor Financeiro para Maputo.
Descrição Tarefas
Monitorar as operações financeiras do dia a dia dentro da empresa (folha de pagamento, facturamento e outras transações);
Preparar relatórios de gestão mensais, trimestrais e anuais;
Participar da análise, pesquisa e modelagem de dados estratégicos para a liderança da empresa;
Gerenciar os sistemas de contabilidade, monitoramento e relatórios financeiros da empresa;
Garantir a conformidade com as políticas contábeis e requisitos regulatórios;
Coletar, interpretar e revisar informações financeiras e prever as tendências financeiras futuras;
Reportar à administração e às partes interessadas, e fornecer conselhos sobre como a empresa e as futuras decisões de negócios poderão ser afetadas;
Produzir relatórios financeiros relacionados a orçamentos, contas a pagar, contas a receber, despesas, e desenvolver os planos de negócios de longo prazo com base nos relatórios;
Desenvolver estratégias que trabalhem para minimizar o risco financeiro analisando tendências de mercado e concorrentes;
Fornecer relatórios financeiros e interpretar informações financeiras para a equipe da Gestão; o Aconselhar sobre actividades de investimento e fornecer estratégias que a empresa deve tomar;
Fazer a previsão de impostos e aconselhar a gestão sobre o respectivo tratamento;
Elaborar relatórios do fim de exercícios mensais e anuais;
Manter a saúde financeira da organização;
Analisar custos, preços, contribuições variáveis, resultados de vendas e o desempenho real da empresa em comparação com os planos de negócios;
Realizar análises e avaliações para oportunidades de redução de custos;
Supervisionar as operações do departamento financeiro, definir metas e objetivos e projetar uma estrutura para que eles sejam alcançados;
Lidar com auditores para garantir que o monitoramento adequado das finanças da empresa seja mantido;
Comunicar-se com vários outros departamentos, discutindo os planos da empresa a nível financeiro;
Contratar serviços externos para auditoria, serviços bancários, investimentos e outras necessidades financeiras, conforme necessário;
Rastreiar a situação financeira e o desempenho da empresa para identificar áreas para melhorias;
Procurar métodos para minimizar o risco financeiro para a empresa;
Fornecer informações perspicazes e expectativas a Direção para ajudar na tomada de decisões de longo e curto prazo;
Estabelecer e manter políticas e procedimentos financeiros;
Compreender, interpretar e cumprir as regulamentações e legislações financeiras e caminhos futuros a serem seguidos;
Executar outras tarefas inerentes ao seu cargo.
Requisitos
Licenciatura em Contabilidade e ou Gestão Financeira, ou um grau académico equivalente;
Experiência mínima de 3 anos em gestão financeira de actividades de desenvolvimento internacional com níveis crescentes de responsabilidade;
Forte capacidade analítica e capacidade de gestão de equipas e capacidade de liderança;
Competências de comunicação oral e escrita fluentes em português e em Inglês.