A Associação Progresso pretende recrutar um (1) Oficial Técnico de Tuberculose e HIV/SIDA para integrar sua equipa de saúde, bem como em colaboração com a Unidade de Gestão mais ampla da organização, apoiar a gestão, implementação e actividades a serem realizadas em apoio a este programa.
A Associação Progresso é uma Organização Não-Governamental de membros (ONG), que foi criada formalmente em 1992. O objectivo da Associação é proporcionar aos membros uma plataforma a partir da qual eles possam envolver-se directamente na promoção de mudanças nas comunidades de base, em particular crianças, mulheres e jovens, desempenhando um papel activo no desenvolvimento das comunidades locais. A Associação Progresso em colaboração com AKFM (Fundação Aga Khan) – Líder do projecto, Centro de Colaboração em Saúde (CCS), e a DPS Niassa está iniciando um novo projecto focado na redução da incidência de HIV/SIDA e Tuberculose (TB) nas províncias de Cabo Delgado e Niassa.
A Associação Progresso é uma das organizações mais antigas da Sociedade Civil moçambicana. Foi criada a 6 de Março de 1991 como uma pessoa colectiva de utilidade pública, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e reconhecida pelo Ministério da Justiça em 28 de Março de 1992. A origem da Progresso está ligada à deterioração da situação socio-económica de Moçambique associada aos efeitos da prolongada guerra que assolou o país pouco depois da Independência Nacional, dos anos 80 ao princípio dos anos 90, que ocasionou uma imensa desestabilização sócio-económica e milhões de deslocados, dentro e fora do país. A isto associaram-se as difíceis condições do programa de reabilitação económica acordadas com as Instituições de BrettonWoods que produziram efeitos negativos em particular nos sectores sociais, demonstrando claramente que as instituições do Estado, por si só, não seriam capazes de responder e apoiar a resolução dos problemas locais, dispersos e específicos para cada zona e região. Os movimentos sociais eram então pouco actuantes e a figura de “organizações não governamentais” apenas conhecidas pelas inúmeras ONG’s estrangeiras que operavam em Moçambique, algumas de solidariedade, outras apenas vindo atrás dos fundos de emergência canalizados pelos seus países e instituições internacionais para apoio aos refugiados.
Email: progresso.lgovene@gmail.com
Validade: 29/06/2018
Local: Lichinga – Niassa
Responde para: Gestor de Projecto Tuberculose-HIV
Data de Início: 15/07/2018