Malaria Consortium
Malaria Consortium
A Malaria Consortium pretende recrutar para o seu quadro de pessoal dois (2) Transcritores de Dados.
A Malaria Consortium é uma das principais organizações sem fins lucrativos do mundo dedicada ao controlo da malária, saúde infantil e de outras doenças transmissíveis, em África e no Sudeste Asiático. A Organização trabalha com comunidades, agências governamentais e não-governamentais, instituições académicas e organizações locais e internacionais, para garantir a geração de evidências e planejamento estratégico para a tomada de decisões que apoiam a implementação eficaz de serviços, fornecendo apoio técnico para monitoria e avaliação de programas e actividades. A Malaria Consortium trabalha para melhorar não só a saúde do indivíduo, mas também a capacidade dos sistemas nacionais de saúde, o que ajuda a aliviar a pobreza e apoia a melhoria da prosperidade económica.
O fortalecimento do sistema de vigilância da malária foi e é um foco principal dos Planos Estratégicos Nacionais de Moçambique para a Malária 2017-2022 e 2023-2030, e é recomendada pela Organização Mundial de Saúde como uma componente chave da prevenção e controlo da malária. Entre 2019 e 2022, a Malaria Consortium apoiou através de financiamento, com fundos de doadores, implementou com apoio técnico o Programa Nacional de Controlo da Malária de Moçambique (NMCP) um projecto que visava fortalecer o sistema de vigilância da malária para aprimorar a qualidade dos dados, dados para acção e o uso de dados em dezasseis distritos de intervenção em Moçambique, (projecto de vigilância). As intervenções do projecto incluíram supervisão integrada e visitas de auditoria de qualidade de dados (AQDs), implementação de ferramentas de auto-AQDs, reuniões mensais de revisão de dados, treinamentos regulares em todos os distritos e a implementação de um sistema integrado eletrônico de informação de malária chamado SIIM. Em coordenação com o PNCM, a MC pretende implementar um projecto para avaliar o impacto a longo prazo do projeto de vigilância anteriormente implementado. O novo projecto, Avaliação da Vigilância, visa avaliar o impacto a longo prazo e a sustentabilidade das intervenções do projecto de vigilância na componente de qualidade e utilização dos dados para tomada de decisão a nível distrital e de unidade sanitária 18 a 24 meses após a conclusão do projecto de vigilância. Os resultados desta avaliação serão incorporados na concepção de um projecto de acompanhamento planificado para colmatar lacunas na qualidade e utilização dos dados para a tomada de decisões, aplicando uma abordagem mais nacional e sustentável, conforme recomendado pelas conclusões.
A pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade e a utilização dos dados de rotina da malária provenientes das unidades sanitárias de 8 distritos das províncias de Maputo cidade e província, Inhambane e Niassa, 18 a 24 meses após a implementação do projecto de vigilância e ira incluir realização de entrevistas a informantes chaves. Desta forma, a Malaria Consortium pretende recrutar no total 2 transcritores para apoiar nas actividades de recolha de dados do estudo.
Apoiar a equipa de pesquisa na transcrição de dados qualitativos do estudo.
Projecto: Avaliação do Projecto de Vigilância da Malaria
Locais de Trabalho: Misto
Período de duração: 20 dias úteis
Taxa: Aplicável as taxas da Organização